Cursinho Popular Darcy Ribeiro

Projeto gratuito de Divinópolis prepara estudantes de escolas públicas para o Enem.
Por Lorraine Vilela Campos

Cursinho vai além da preparação para o Enem, exercitando a cidadania dos estudantes
Cursinho vai além da preparação para o Enem, exercitando a cidadania dos estudantes
Crédito da Imagem: cursinho darcy ribeiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Darcy Ribeiro, em Divinópolis/MG, foi criado em 2015 como um projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O programa prepara estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta do Cursinho Darcy Ribeiro é ir além da preparação estudantil para o Enem, mas também promovendo o acesso dos alunos de baixa renda ao ensino superior e estimulando o exercício da cidadania em seus estudantes. 

O projeto é voltado para estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas de Divinópolis com renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo, desde que pretendam fazer o Enem.

A oferta do cursinho é de 50 vagas por ano e a preferência é dada aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas de baixa renda. 

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrição e Seleção

A inscrição para o Cursinho Darcy Ribeiro é feita pela internet, sendo que o cadastro exige informações de renda e escolaridade. Os aprovados entregam a documentação comprobatória na aula inaugural. 

As inscrições são feitas em meados do primeiro semestre de cada ano. As aulas têm início dias depois da finalização dos cadastros, geralmente em abril. 

Cursinho

O Cursinho Popular Darcy Ribeiro é uma iniciativa da UFSJ, mas suas aulas são ministradas na sede da UEMG de Divinópolis. 

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h20 às 18h. O Cursinho Popular Darcy Ribeiro é totalmente gratuito e seu conteúdo é composto pelas disciplinas cobradas no Enem. 

Cursinho Popular Darcy Ribeiro
Endereço: Campus Sede UEMG Divinópolis - rua Paraná, 3001 - Jardim Belvedere, Divinópolis/MG. 
Facebook: Cursinho Popular Darcy Ribeiro 
Site: cpdr.strikingly.com