Cursinho Cuca Fresca

O Pré-Vestibular Cuca Fresca é um programa de extensão, totalmente gratuito, da Unesp de Itapeva.
Por Wanja Borges

Projeto já contemplou mais de mil estudantes desde que foi criado
Projeto já contemplou mais de mil estudantes desde que foi criado
Crédito da Imagem: Pré-vestibular Cuca Fresca
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Pré-Vestibular Comunitário Cuca Fresca é um Programa de Extensão do campus de Itapeva da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele visa preparar alunos que não possuem condições financeiras de custear um curso preparatório particular, auxiliando na capacitação dos estudantes e ingresso deles em universidades públicas de qualidade. 

Criado em agosto de 2005 por alunos e professores do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Unesp de Itapeva, o projeto é totalmente gratuito e voltado, prioritariamente, para alunos advindos de escolas públicas da cidade de Itapeva e região. Além de já ter atendido mais de mil alunos, o cursinho apresenta uma porcentagem de aprovações de aproximadamente 25%.

Inscrições

Geralmente, as inscrições são abertas no mês de março e podem ser feitas apenas presencialmente no campus da Unesp de Itapeva, no período noturno. Os candidatos precisam apresentar RG, CPF e um número de telefone. 

Além de não ter condições financeiras de custear um cursinho pré-vestibular particular, os candidatos devem comprovar que estão cursando, no período diurno, ou que já concluíram a 3ª série do ensino médio em escola de rede pública ou na rede particular com bolsa de estudos de no mínimo 50%.

Seleção

O processo seletivo é constituído por duas etapas. A primeira é composta por uma prova teórica que vale 50 pontos. Os inscritos têm três horas para responder 50 questões objetivas sobre Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Inglês.

Os 140 melhores classificados passam pela segunda fase, que consiste na comprovação da carência exigida pelo programa. Eles precisam retirar e entregar o questionário socioeconômico junto com os documentos comprobatórios, no prazo estabelecido. Esta fase vale 25 pontos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado e matrícula

Os melhores classificados após a somatória das notas obtidas nas duas fases do processo seletivo são selecionados para matrícula. Normalmente, a lista de aprovados é publicada no mês de abril e o registro acadêmico acontece no mesmo mês, na Unesp de Itapeva.

Candidatos que fizeram parte do cursinho no semestre anterior terão suas pontuações finais multiplicadas pela porcentagem de presença, caso não tenham atingido a quantidade mínima, que é de 75%. Os que apresentarem presença inferior a 25% terão indeferidas suas inscrições.

Em caso de vagas remanescentes decorrentes da desistência dos alunos convocados ou matriculados ou ainda um possível aumento do número de vagas, os candidatos relacionados na lista de espera são convocados. Os resultados são sempre divulgados no blog e no site do cursinho.

Aulas e vagas

São ofertadas 80 vagas anuais, sendo 25 para conveniados da Associação para Desenvolvimento Educacional e Social do Adolescente de Itapeva (ADESAI) e 5 para funcionários e pessoas que possuem parentesco de 1º grau com funcionários deste campus. 

O cursinho é realizado entre os meses de abril e dezembro, das 19h às 23h, com possíveis aulas às 18h15 e aos sábados à tarde, e contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia e História.

As aulas são ministradas por alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação do Campus Experimental da Unesp de Itapeva. Os alunos também recebem todo o material do cursinho, sem qualquer custo.

Cursinho Comunitário Pré-Vestibular Cuca Fresca
Endereço: Rua Geraldo Alckmin, nº 519, Vila Nossa Senhora de Fátima, Itapeva/SP
Blog: https://cursinhocucafresca.wordpress.com/ 
E-mail: coord.cursinho@itapeva.unesp.br
Telefone: (15) 3524-9100