Cursinho Alternativo UEPA

Preparatório gratuito para o Enem funciona aos finais de semana, no Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA.
Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este pré-vestibular foi fundado no 2º semestre de 2007, pelo Grupo de Pesquisa em Ciências da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta inicial do Cursinho Alternativo era oferecer aos alunos da rede pública de ensino condições de acesso aos conteúdos de Química, Física e Biologia, disciplinas consideradas de maior dificuldade para os alunos. Em 2010 a disciplina de Matemática foi inserida no conteúdo do projeto.

As aulas são totalmente gratuitas, inclusive o material didático. O Grupo de Pesquisa em Ciências e Tecnologias da UEPA é quem banca com os custos do cursinho, disponibilizando computadores, data shows e apostila para os alunos. As inscrições, que geralmente acontecem em fevereiro e agosto, também são gratuitas.

Os professores do Cursinho Alternativo são os próprios alunos da UEPA. Eles são discentes da graduação dos cursos de licenciatura em Ciências Naturais, habilitações de Química, Física e Biologia, e do curso de licenciatura em Matemática. Ao mesmo tempo em que os alunos da UEPA contribuem para o aprendizado dos estudantes de escolas públicas, eles adquirem experiência para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Como funciona

O Cursinho Alternativo prepara estudantes de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a UEPA e a Universidade Federal do Pará (UFPA) adotam a prova como critério de seleção.

Por ano, são oferecidas 400 vagas para estudantes que fazem ou terminaram o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral. As inscrições são feitas pela internet. Os interessados precisam ficar atentos às redes sociais do cursinho.

As aulas do Cursinho Alternativo acontecem aos sábados, das 8h às 18h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA.

Em 2021, por causa da pandemia de coronavírus, elas aulas serão on-line aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

Contato

Endereço: Rua do Una, 156, Bairro Telegrafo - Belém/PA
Facebook
Instagram
Youtube