Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM)

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dentro da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília da Universidade Estadual Paulista (Unesp) funciona o Cursinho Alternativo da Unesp de Marília (CAUM). Criado em agosto de 1998, o curso de caráter comunitário visa complementar a formação dos estudantes de ensino médio da rede pública e a oferecer condições para que eles possam ingressar na universidade, preferencialmente pública.

Quando foi criado, o cursinho oferecia 60 vagas. Atualmente, são 120 vagas distribuídas da seguinte maneira: 10 vagas para alunos que já pertenceram ao CAUM e 110 vagas para os candidatos de baixa renda. Os concorrentes egressos de escolas públicas têm prioridade na ocupação das vagas.

As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 19h30 às 22h45, e, eventualmente, aos sábados à tarde. Elas começam em março e prosseguem até o vestibular do final de ano da Unesp, sendo realizadas em três salas da Faculdade de Filosofia e Ciências.

Os alunos recebem aulas de todas as disciplinas do ensino médio e são preparados para o processo seletivo das universidades públicas paulistas, em especial da Unesp. Os professores são bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex) e os monitores são alunos dos cursos das Áreas de Humanas e Biológicas do Campus de Marília.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estudantes do CAUM não precisam pagar nenhuma mensalidade e ainda recebem todo o material didático. As inscrições são gratuitas e realizadas de novembro a fevereiro. Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e um questionário socioeconômico para entregá-los, juntamente aos documentos pessoais, na Secretaria do CAUM.

A média anual de aprovação dos estudantes do CAUM é de 40% em universidades públicas e de 25% em faculdades particulares.  

Cursinho Alternativo da Unesp de Marília
Endereço: Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Marília/SP
Telefone: (14) 3402-1368
E-mail: secretariacaum@hotmail.com
Facebook: /cursinhocaum