Cuiabá-Vest

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

ATUALIZAÇÃO: O cursinho Cuiabá-Veste foi extinto pela Prefeitura no ano de 2013 e chegou a ser assumido pelo Governo do Estado de Mato Grosso como nome de MT Preparatório e depois passou a se chamar MT Mais, mas foi cancelado logo em seguida.

O Cuiabá-Vest foi um cursinho mantido pela Fundação Educacional de Cuiabá (FUNEC), ligada à prefeitura local. O projeto foi criado em 2005 com o objetivo de oferecer um preparatório para vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de qualidade e gratuito para a população de baixa renda de Cuiabá.

Por ano, são oferecidas cerca de 2,5 mil vagas em mais de dez turmas distribuídas por vários endereços em Cuiabá. As vagas são destinadas para moradores de baixa renda de Cuiabá que concluíram ou estão no 3º ano do ensino médio, ou equivalente em escolas públicas ou privadas, e que não possuem diploma de curso superior e nem estão matriculados em um.

Os interessados em participar do Cuiabá-Vest devem se inscrever no processo seletivo, geralmente realizado em abril, pagando taxa de R$ 30 (valor de 2013). A prova é agendada e composta por uma proposta de redação sobre um tema atual. Os melhores classificados em cada um dos polos ficam com as vagas.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, em três turnos, devendo o aluno escolher a turma no momento da inscrição. O turno matutino funciona das 7h30 às 11h, o vespertino das 14h às 17h e o noturno das 19h às 22h. O ano letivo começa em maio e termina nas vésperas do Enem (início de novembro ou final de outubro). Os professores do cursinho não são voluntários, eles são contratados após serem aprovados em processo seletivo próprio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seu primeiro ano de existência, o Cuiabá-Vest conseguiu aprovar 40 alunos nas diversas entidades de ensino superior de Mato Grosso. Com o passar dos anos, a oferta de vagas aumentou e o número de aprovados também. Em toda sua história, o cursinho já oportunizou o acesso à universidade a 1.420 alunos de carentes.

Polos:
Centro I, II, III e IV: Capela Santa Rita, Av. Dom Bosco, esquina com 13 de junho;
Coxipó: Regional Sul – Espaço Cultural Silva Freire;
Pedra 90: Capela São Pedro, Rua 27;
Pedregal: Escola Delmira de Figueiredo – Rua Macaé, 57;
Tijucal: CRAS – Avenida Espigão, s/n°;
Jardim Paulista: Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto, Rua: Fortaleza, s/n°;
Novo Terceiro: Centro Comunitário, Rua Itabatinga, 10, Novo Terceiro;
1º de Março: Av. Principal, ao lado do Centro Comunitário do bairro;
CPA II: Centro Comunitário CPA II, Avenida Acre, s/ nº.

Mais informações pelo site do Cuiabá-Vest, pelos telefones (65) 3322-4775 / 8021 ou através dos e-mails: funec@cuiaba.mt.gov.br e funec.cuiabavest@gmail.com.