Cotas na Unemat

A instituição reserva 60% das vagas, contemplando negros e alunos de escolas de públicas.
Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) é a única desta unidade da federação a adotar um sistema de reserva de vagas nos seus processos seletivos. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade aprovou, em dezembro de 2004, uma resolução que destina 25% das vagas totais oferecidas para candidatos autodeclarados negros. É o chamado PIIER, Programa de Integração e Inclusão Étnica e Racial. O modelo ficará em vigor até 2015, quando então será reavaliado.

Além do PIIER, a Unemat adotou em 2013 a reserva de vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Quando a seleção for feita via Enem/SiSU, 50% das vagas são reservadas para este tipo de candidato. No Concurso Vestibular realizado pela instituição a reserva para alunos de escolas públicas será de 35% do total de vagas ofertadas.

Como participar

No PIIER, serão considerados aptos a concorrer aos postos aqueles que se enquadrarem como pretos ou pardos, conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este sistema pode ser considerado social, já que os optantes pela reserva devem ainda:

• ter cursado os ensinos Fundamental e Médio exclusivamente em escolas públicas ou;
• ter residência no Estado de Mato Grosso, há pelo menos três anos ou;
• ter estudado os ensinos Fundamental e Médio em estabelecimentos particulares, com bolsa de estudo total ou parcial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A escolha em concorrer às vagas reservadas deve ser feita no ato da inscrição, realizada pela internet. Por isso, é necessário ficar atualizado quanto ao calendário fixado pelo edital de cada vestibular para não perder os prazos.

Para efetivar o pedido, é indispensável enviar a documentação exigida para comprovação de dados, que consiste nas fotocópias do documento de identidade, CPF e autodeclaração do grupo racial a que pertence, cujo modelo vem anexado ao edital. A correspondência deve ser em SEDEX, identificada pelo nome e número de inscrição do candidato e postada até a data estabelecida.

A lista de inscrições deferidas e indeferidas pelo sistema é sempre publicada pela universidade antes da aplicação das provas do processo seletivo. Assim, aqueles que não se enquadrarem nos quesitos exigidos passarão a disputar automaticamente os outros 40% de postos oferecidos.

As vagas do PIIER serão preenchidas pelos optantes da categoria que não atingirem nota suficiente para concorrer diretamente com os não cotistas. Em caso de sobra de postos reservados, estes serão ocupados por candidatos da ampla concorrência.

Veja também:
Conheça a Unemat