UFSCar

Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Em 1994, quase metade dos estudantes que ingressava na Universidade Federal de São Carlos era oriunda da rede pública de ensino. Este número, porém, foi caindo ao longo do tempo. No Vestibular 2005, por exemplo, 80% dos aprovados vinham de escolas particulares.

Situação semelhante é constatada quando se fala em ingresso de estudantes negros ou pardos na UFSCar. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa etnia integra 35% da população da região sudeste brasileira. Já na universidade, a proporção deles não chegava a 14% em 2005.

Uma realidade que não condizia com o propósito de uma das maiores instituições federais do país, que é de atender aqueles que a mantêm em funcionamento: a sociedade em geral. Para reverter esses dados, foi criada, em meados de 2004, uma comissão de ações afirmativas na universidade com o objetivo de implementar medidas para facilitar a entrada de alunos até então, e de certa forma, excluídos do processo de seleção.

E a partir do Vestibular 2008 foi implantado um sistema de cotas baseado em critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Até 2017, metade dos postos de cada curso da instituição serão ocupados por candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola da rede pública municipal, estadual ou federal. Até lá, a reserva de vagas será feita de forma gradativa:

Até 2010: 20% das vagas de cada curso de graduação para egressos do Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas. Deste percentual, 35% serão ocupados por candidatos negros.

De 2011 a 2013: o percentual sobre para 40%, sendo que 35% deste total continuarão destinados aos negros.

De 2014 a 2016: metade das vagas de cada curso de graduação para estudantes de escolas públicas e 35% desse valor para negros.

Para os estudantes indígenas será destinada uma vaga por curso de graduação ocupada por meio de processo seletivo específico. Essa vaga não será cumulativa caso não seja preenchida.

Em 2017, o projeto será reavaliado para decidir se o ingresso por reserva de vagas será mantido, ampliado ou, até mesmo, extinguido. É importante ressaltar que os interessados em participar do vestibular pelo sistema de cotas devem fazer essa opção do ato de inscrição do Vestibular.

Veja também:
Conheça a UFSCar