UFGD

Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Desde o Vestibular de Verão 2009, a ocupação das vagas da Universidade Federal da Grande Dourados dá-se por dois sistemas de ingresso: ou por reserva de vagas ou por acesso universal.

Após discussões iniciadas no final de 2007, que mobilizaram toda a comunidade acadêmica, a instituição aprovou a proposta de criação de um modelo de ação afirmativa que reserva 25% de suas vagas em cada curso para egressos do ensino público brasileiro.

De acordo com a opinião do então reitor da universidade, Damião Duque de Farias, o projeto possibilita, além da democratização do acesso, a redução da distância entre instituições federais e escolas públicas.

Segundo ele, as cotas são ainda um estímulo para que as reivindicações de melhora do ensino oferecido por escolas municipais, estaduais e federais sejam mais constantes, ou seja, pais, alunos e professores unidos pela exigência.

Como participar

Os interessados em ingressar pelo sistema de cotas sociais da UFGD devem obrigatoriamente escolhê-lo no ato da inscrição. Em caso de aprovação, é necessário comprovar o que foi declarado por meio da apresentação do certificado de conclusão do curso do Ensino Médio.

Perderá a vaga aquele que não apresentar a documentação no prazo exigido ou quando ficar constatado algum tipo de fraude. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão, automaticamente, preenchidas por candidatos aprovados para os respectivos cursos, respeitando a ordem de classificação e o sistema de cotas.

Veja também:
Conheça a UFGD