Questão 4 - 1º dia - Segunda fase - Unicamp 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os verbetes apresentados em (II) a seguir trazem significados possíveis para algumas palavras que ocorrem no texto intitulado Bicho Gramático, apresentado em (I).

a) Descreva o processo de formação das palavras invendável e imprestável e justifique a afirmação segundo a qual o uso que Vicente Matheus fazia da língua portuguesa “nem sempre era aquele reconhecido pelos livros”.

b) Explique por que o texto destaca que Vicente Matheus “criou uma pérola da linguística e da zoologia”.

Respostas

a) Em ambos os casos, houve inicialmente uma derivação sufixal com verbos (vender e prestar) formando adjetivos (vendável e prestável). Depois disso, ocorreu uma derivação prefixal, dando a eles sentido negativo com o prefixo in- (invendável e imprestável). A afirmação é justificada uma vez que Vicente Matheus quis dizer com “imprestável” que Sócrates era um jogador fundamental e não poderia ser emprestado, mas acabou dizendo que ele é um jogador que não presta, ou seja, inútil, caindo em contradição.

b) A pérola da Zoologia surgiu quando ele comparou o Jogador de Futebol ao animal “pato”, que pode se locomover tanto na água quanto no solo. Já a pérola linguística se deu pela homonímia da palavra “Gramático”, que além de indicar quem apresenta melhor rendimento nas corridas em pista de grama, representa o profissional que lida com a Gramática.