Questão 08 - Primeiro Dia - Correção Segunda Fase Fuvest 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder ao que se pede.

Um dia [Ezequiel] amanheceu tocando corneta com a mão; dei-lhe uma cornetinha de metal. 
Comprei-lhe soldadinhos de chumbo, gravuras de batalhas que ele mirava por muito tempo, querendo que lhe explicasse uma peça de artilharia, um soldado caído, outro de espada alçada, e todos os seus amores iam para o de espada alçada. Um dia (ingênua idade!) perguntou-me impaciente: 
      - Mas, papai, por que é que ele não deixa cair a espada de uma vez?
      - Meu filho, é porque é pintado.
      - Mas então por que é que ele se pintou?
      Ri-me do engano e expliquei-lhe que não era o soldado que se tinha pintado no papel, mas o gravador, e tive de explicar também o que era gravador e o que era gravura: as curiosidades de Capitu, em suma.

a) Se estabelecermos uma analogia ou um paralelo entre a gravura, de que se fala no excerto, e o romance Dom Casmurro, os termos “gravador” e “gravura” corresponderão a que elementos internos do romance?

b) Continuando no mesmo paralelo entre “gravura” e Dom Casmurro, pode-se considerar que a lição dada pelo pai ao filho, a respeito da gravura, serve de advertência também para o leitor do romance? Justifique sua resposta.

Respostas


a) Gravador: Bentinho
    Gravura: Capitu

b) O Gravador, autor da gravura, é um construtor e definidor da imagem gravada, são duas escolhas e os modos de representação que serão fixados na gravura. É a visão particular do gravador que está lá

Segundo Dia

Primeiro Dia

Primeiro Dia