Questão 06 - Segundo dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Respostas

a) Observando os mapas das colunas I e II, verifica-se que primeiro produto (século XVI) em destaque refere-se ao ciclo da cana-de-açúcar, que está restrito ao litoral nordestino e influenciando o agreste a se tornar uma zona produtora de alimentos (policultura) e o sertão em zona de pecuária extensiva.

Entre os séculos XVII e XVIII, é possível observar o predomínio do ciclo da mineração na região sudeste, principalmente no estado de MG, responsável em converter parte da zona litorânea em atividades portuárias (exportação) dependentes dos tropeiros.

No século XIX apresenta o ciclo do café, principalmente no Vale do Paraíba e na zona da Mata Mineira, tendo como meio de transporte as ferrovias convergindo até o porto de Santos, depois a expansão do café em direção ao oeste paulista e norte do Paraná, quando o café conhece a terra roxa.

b) Os avanços territoriais visíveis nos mapas da coluna III apresentam a seguinte ordem:

Século XVI – Avanço migratório em direção ao interior nordestino, promovido pelas atividades agropecuárias

Século XVII e XVII – Aparece um embrião de integração nacional como a região Sul, fornecendo produtos da pecuária às zonas mineradoras o nordeste fornecendo muares para o escoamento mineral e também o princípio das atividades extrativas na Amazônia e no Centro-Oeste.

Século XIX – Apresenta a expansão econômica em direção ao Oeste paulista e norte do Paraná, além da intensificação da ocupação da Amazônia com o desenvolvimento do ciclo da borracha.

Segundo Dia

Primeiro Dia

Primeiro Dia