Questão 05 - História - Terceiro dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Respostas:

a) No primeiro momento, século XVI, a presença européia na África se dava pela necessidade de manutenção da economia mercantilista, que se pautava, entre outros fatores, na exploração das colônias. No caso das colônias africanas, serviram para o abastecimento do tráfico transatlântico de escravos, bem como para a acumulação de metais preciosos, elemento importante do mercantilismo.
O segundo momento, século XIX, trata-se do Neocolonialismo, processo de dominação política que tinha como objetivo a exploração de matéria-prima, mão-de-obra barata, garantia de mercado consumidor e opções de investimentos para as nações européias que disputavam intensamente territórios da África e Ásia.

b) A política europeia de “dividir para dominar” acabou conduzindo diversos territórios coloniais a um longo processo de disputa interna pelo poder entre etnias rivais, bem como a exploração econômica predatória aplicada pelos europeus não legaram aos africanos estruturas que lhes permitissem desenvolver a utilização de seus recursos naturais. As guerras civis que se seguiram à evacuação dos exércitos metropolitanos deixaram como herança a total desestruturação econômica dos países que as enfrentaram, bem como abriram feridas profundas que dificultaram a integração cultural e política entre as diversas etnias em disputa pelo poder. Como resultado, desde a independência das ex-colônias africanas, o continente convive com a miséria, a fome e imensos obstáculos à estabilização econômica e política.

Primeiro Dia