Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês)

Por Dayse Luan

Programa concede bolsas de estudo em curso de inglês
Programa concede bolsas de estudo em curso de inglês
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Atualizado em dezembro de 2014 por Dayse Luan

O Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês) em dezembro de 2012 para atender as demandas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e, consequentemente, de outros programas de intercâmbio governamentais de maneira mais rápida e eficiente.

Com o início do CsF, em 2011, percebeu-se que muitas bolsas estavam ficando ociosas pelo fato dos estudantes não dominarem a língua do país que a concedia, que em sua maioria é o inglês (anglófonos). Assim, as ofertas para os países de língua portuguesa e espanhola estavam com uma concorrência grande.

Em novembro de 2014 o MEC lançou o programa Idiomas sem Fronteiras para ampliar o ensino de outras línguas no Brasil. Dessa maneira, o Inglês sem Fronteiras tornou-se uma ramificação do novo projeto, que também se apropriou da sigla IsF. Esta, a partir de agora, será usada juntamente com a língua a que se refere na frente.

Inicialmente são três ações principais do programa: o apoio virtual pelo curso My English Online (MEO), com a distribuição de senhas de acesso a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do país; aplicação de exames de proficiência; e cursos presenciais de inglês por meio de Núcleos de Línguas (NucLi) de 43 universidades federais credenciadas.

Participantes

Tanto alunos de graduação quanto os de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas e privadas podem participar do IsF, mas há algumas distinções. Estudantes de cursos das áreas elegíveis ao CsF estão aptos para participação nas três ações citadas acima.

Alunos de todas as áreas podem participar do MEO e da aplicação de testes de proficiência. Por sua vez, os estudantes de universidades privadas de qualquer área precisam ter obtido pontuação igual ou superior a 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010 para atuar no MEO.

Já pós-graduandos stricto sensu de instituições públicas ou privadas com programas credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também estarão aptos ao MEO. Candidatos ao CsF ou outros programas da Capes que exijam no edital o exame TOEFL ITP, poderão fazê-lo sem custo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos presenciais

De 30 a 120 dias é a duração dos cursos presenciais, que possuem carga horária de quatro aulas de uma hora, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Para estudantes com maior nível de proficiência, haverá oferta de cursos de 16, 32, 48 e 64 horas. Para o primeiro semestre de 2014 a oferta foi de 9.225 vagas.

Há prioridade nestes cursos para alunos de graduação de cursos pertencentes às áreas do CsF; que tenham feito o Enem a partir de 2010 com média superior a 600 pontos, incluindo a redação; que concluíram até 80% da carga horária total do curso; que possuam maior índice de rendimento acadêmico e sejam bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência.

MEO

O cadastro no sistema é feito através dessa página. Inicialmente deverá ser feito um teste de nivelamento para o My English Online, o resultado indicará em qual dos cinco níveis o aluno deve entrar. Cada nível contém três partes e abrange atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras.

No final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível. Assim, em cada nível serão dois Testes de Progresso e uma prova final. O estudante poderá ficar no máximo 15 dias sem acessar a plataforma digital, após esse limite o login será bloqueado.

Exames de proficiência

Os testes aplicados até o momento foram realizados por demanda específica da Capes para auxiliar as inscrições dos estudantes para o CsF, ou seja, já havia uma listagem de estudantes determinados para realizar o exame, não tendo sido abertas as inscrições para demais estudantes.

Para inscrição aos testes, haverá um sistema específico no site do Inglês sem Fronteiras. O exame vale como proficiência quando indicado pelo edital do CsF. Caso contrário, o TOEFL ITP vale apenas como nivelamento da proficiência do estudante.

Informações complementares podem ser conferidas na Portaria do IsF, na página oficial do programa, abrindo uma demanda aqui ou ainda pela Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.