Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)

Com o objetivo de facilitar o acesso de estudantes a bolsas de intercâmbio, o Idiomas sem Fronteiras oferecerá cursos de diversos idiomas
Por Rafael Batista

Programa oferece cursos gratuitos de idiomas
Programa oferece cursos gratuitos de idiomas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Instituído pela Portaria N° 973, de 14 de novembro de 2014, o Idioma Sem Fronteiras (IsF) é um programa do Ministério da Educação (MEC) com objetivo de capacitar estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos das Instituições Educação Superior (IES) Públicas e Privadas. O projeto foi criado com a finalidade de facilitar ainda mais o acesso dos estudantes ao Programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de intercâmbios.

Com a criação do novo programa, o já existente Inglês sem Fronteiras passou a ser uma ramificação dentro do Idioma sem Fronteiras, visto que novas línguas também serão ofertadas. Através de convênios firmados com entidades da administração pública e com instituições privadas, serão ofertadas bolsas de estudo em cursos de idiomas de inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão, além de português para estrangeiros.

As aulas serão ministradas de forma presencial e virtual, com a realização de provas de proficiência. O curso é gratuito, os alunos devem apenas arcar com a aquisição dos materiais didáticos utilizados durante os estudos. Ao início de novas turmas o MEC deve liberar editais que orientam o método de seleção dos alunos e a quantidade de vagas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da educação superior, o Idioma sem Fronteiras também prioriza professores de idiomas da rede pública de educação básica com objetivo de fortalecer o ensino de idiomas no país, incluindo o da língua portuguesa. O programa quer também incentivar o aprendizado de línguas, além de proporcionar uma mudança no ensino de idiomas estrangeiros de um modo geral.

Com o programa de intercâmbio já existente e a articulação do novo projeto, os estudantes brasileiros terão ampliada a participação e a mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. Será possível também a internacionalização das IES dentro dos programas de intercâmbio, possibilitando a estudantes estrangeiros o estudo da língua portuguesa.