Topo
pesquisar
Em 15/01/2009 17h28, atualizado em 22/05/2014 14h18

Fundação Estudar

Bolsas de Estudo

Para se inscrever é necessário estar matriculado entre o primeiro e penúltimo período do curso Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

A Fundação Estudar oferece bolsas de estudos a acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil e também no exterior. O valor do benefício varia entre 5% e 95%, dependendo das características acadêmica, econômica e financeira do concorrente. Criada em 1991, em 20 anos a fundação sem fins lucrativos já beneficiou cerca de 550 estudantes dos cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia, Políticas Públicas e Relações Internacionais.

Além de conceder ao incentivo através da bolsa de estudos, a Fundação Estudar realiza um trabalho de acompanhamento de carreira e networking com aqueles que se formam através da instituição. Depois que se formam, os contemplados se comprometem em doar 10% dos seus salários para a Fundação Estudar até que se chegue ao valor recebido, com as correções monetárias.

Seleção

Para se candidatar o estudante precisa já estar matriculado em uma instituição de ensino superior. O processo seletivo se dá sempre no primeiro semestre de cada ano. As inscrições e as provas são feitas por meio da internet nos seguintes moldes: são 36 questões de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico sorteadas eletronicamente. 

Aprovados na primeira fase da seleção, os candidatos partem para a etapa presencial, que consta de entrevistas feitas por bolsistas formados da Fundação. Em geral, esta segunda etapa é realizada em São Paulo, mas pode ocorrer em Belo Horizonte, Brasília ou Rio de Janeiro. 

Terminada a etapa de entrevistas, os selecionados são submetidos a um teste de ética e, em seguida, são sabatinados em uma entrevista coletiva realizada por membros da Diretoria e do Conselho da Fundação Estudar. Os candidatos ainda são avaliados a partir de análise das experiências frente ao planejamento profissional e pessoal. 

Instituições

No Brasil não há um cadastro de entidades de ensino superior parceiras da Fundação Estudar. No entanto, para concorrer a uma das bolsas o candidato deve estar matriculado em uma instituição que tenha obtido conceito “A” no Exame de Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE – MEC). 

Além das oportunidades oferecidas no Brasil, são concedidas bolsas em universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Porém, para pleitear uma vaga no exterior é necessário que antes de se inscrever no processo seletivo da Fundação o estudante já possua a carta de aceitação da instituição.

No exterior já foram concedidas bolsas em várias universidades, como:
University of Oxford – Oxford (Inglaterra)
McGill University – Quebec (Canadá)
London School of Economics – Londres (Inglaterra)
Harvard University – Massachusetts (EUA)
Sciences Po – Paris (França)
Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) – Hong Kong (China)

Mais informações no site www.estudar.org.br

  • Relacionados
Não é preciso estar matriculado para preencher uma proposta
Bolsas de Estudo PRAVALER
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola