PRAVALER – Crédito Universitário

O PRAVALER é um programa privado de financiamento estudantil para graduação, pós-graduação e cursos técnicos
Por Lorraine Vilela Campos

Estudante tem o dobro do tempo do seu curso para quitar o financiamento do PRAVALER
Estudante tem o dobro do tempo do seu curso para quitar o financiamento do PRAVALER
Crédito da Imagem: PRAVALER
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Crédito Universitário PRAVALER é um programa de financiamento privado para cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico de mais de 500 instituições particulares de todo o país. Cada parcela é composta por metade do valor da mensalidade mais os juros e encargos.

Com o PRAVALER, o estudante pode pagar o valor financiado em até o dobro do tempo do seu curso, ou seja, se for uma faculdade de quatro anos, o aluno terá oito anos para quitar o contrato. Além disso, não é preciso ter conta em nenhum banco. O intermédio com as instituições financeiras é feita pelo próprio programa. 

Tópicos deste artigo

Qual a diferença do FIES com o PRAVALER?

Diferente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa de financiamento de cursos superiores do Governo Federal, o PRAVALER não exige a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o estudante possa financiar suas mensalidades. 

Entre os benefícios do PRAVALER estão a possibilidade de solicitar o financiamento durante o ano todo, sem período de inscrições, e a ausência do limite de vagas.

Por outro lado, o PRAVALER não é um financiamento regulamentado pelo Governo Federal, como no caso do FIES, possui menos faculdades credenciadas e não possui uma modalidade com apenas a correção da inflação (juros zero) para estudantes de baixa renda.         

FIES PRAVALER
Tem que fazer o Enem     Não tem que fazer o Enem
Tem que obter nota mínima no Enem       Não tem avaliação por nota
É regulamento e administrado pelo MEC Não é regulamentado pelo MEC
Tem modalidade a juros zero Não tem modalidade a juros zero
Quase mil instituições participantes   Pouco mais de 500 instituições        
Tem período de inscrições Inscrições a qualquer momento    
Número definido de vagas (há seleção) Não há limite de vagas


Quais os pré-requisitos do PRAVALER?

=> Ter um garantidor (fiador): qualquer pessoa próxima ao estudante (pai, mãe, amigo) que tenha renda a partir de um salário mínimo e não tenha nenhum contrato com o PRAVALER (também não pode ser garantidor de nenhuma outra pessoa no momento da contratação do financiamento). 

=> Comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso: a renda mínima a ser comprovada pode ser a soma dos rendimentos do garantidor e do estudante. Caso o estudante não tenha renda, os rendimentos computados serão somente do garantidor. 

Exemplo de cálculo: mensalidade de R$ 1 mil => renda de R$ 2.200

=> Ter o nome limpo: o estudante não pode ter restrições de crédito junto ao Serasa, SPC, SCPC ou qualquer outro órgão de proteção ao crédito. O CPF precisa estar em situação regular (o do garantidor também).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

=> O financiamento é de um contrato por vez: o estudante não pode usar o PRAVALER para financiar graduação e pós-graduação ao mesmo tempo. 

Como funciona o PRAVALER?

O financiamento do PRAVALER é semestral, ou seja, todo semestre é feita uma análise de crédito do estudante. Quando pré-aprovado, o participante tem a opção de escolher se permanece no programa ou não. O aluno que tiver financiado um período e optar por não continuar no semestre seguinte não precisa recontratar o serviço (também não há multa ou taxa). 

Algumas instituições de ensino permitem que o estudante inclua no financiamento do PRAVALER até duas mensalidades atrasadas para que sejam financiadas e o atraso seja quitado. Esta possibilidade precisa ser verificada nas próprias faculdades. 

O uso simultâneo do Fies e do PRAVALER é permitido pelo financiamento, mas as instituições são as responsáveis por autorizarem ou não tal utilização, por isso, os estudantes devem procurar suas faculdades para ver se a complementação dos programas é possível. 

Como contratar o financiamento?

Antes de iniciar o processo, o estudante deve verificar qual o valor pode ser financiado. Para isso, basta selecionar a renda própria e a do garantidor na página do PRAVALER.

Veja também se a faculdade de seu interesse é parceira do PRAVALER. A consulta é feita neste link, basta informar o estado e sinalizar se procura graduação, pós-graduação ou técnico.


Confira abaixo os passos para a contratação do PRAVALER:

1º - Simulação e Cadastro: você simula o valor do financiamento desejado e faz seu cadastro no site do PRAVALER;

2º - Análise de Crédito: aguarde a resposta sobre a análise de crédito;

3º - Envio de documentos: se seu financiamento for pré-aprovado na análise de crédito, basta enviar a documentação pelo próprio site do PRAVALER. 

É importante não deixar para a última hora para finalizar o procedimento de contratação. O crédito pré-aprovado tem validade de 90 dias. Quando o estudante perde o prazo, é necessário enviar outra solicitação de análise.

Posso cancelar o PRAVALER durante o semestre contratado?

De acordo com o regulamento do PRAVALER, o estudante pode solicitar o cancelamento do financiamento a qualquer momento, por meio da Central de Atendimento. O cancelamento é efetuado após análise do PRAVALER com a instituição de ensino.

Cancelado o contrato, o estudante paga somente o período que usou o programa. Por exemplo, se o curso foi financiado de julho a dezembro, mas o estudante solicitou o cancelamento em setembro, ele terá que pagar as parcelas de julho a setembro.

Meu pedido foi reprovado, posso tentar de novo?

Se o estudante fizer a análise de crédito e tiver sua solicitação negada, receberá um e-mail informando sobre a impossibilidade da contratação do financiamento e o tempo mínimo que terá que esperar para pedir que seu perfil seja analisado novamente. 

Passado o tempo mínimo informado, estudante poderá acessar o site do PRAVALER e preencher uma nova análise de crédito. O fato de ter sido reprovado uma vez não interfere em possibilidades futuras de contratação (exceto se houver irregularidades no CPF). 

Mais informações podem ser obtidas no site do PRAVALER e no Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 724 1212.