Bolsas Específicas

Por Gabriele Pires Alves

A bolsa alimentação é um dos benefícios oferecidos a estudantes de baixo poder aquisitivo
A bolsa alimentação é um dos benefícios oferecidos a estudantes de baixo poder aquisitivo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
As universidades públicas oferecem programas de bolsas para atender estudantes de baixa renda familiar, geralmente estes auxílios contemplam as necessidades de alimentação e moradia.

Regras

A bolsa carência é concedida a alunos comprovadamente carentes e garante a gratuidade, integral ou parcial, das despesas com alimentação dentro da instituição durante o período letivo. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oferece o benefício a estudantes que estagiam no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os alunos bolsistas desenvolvem atividades nas áreas administrativa, de ensino ou de pesquisa, num total de 6 horas ou 4 horas semanais, para bolsa integral ou parcial, respectivamente.

Outras instituições como a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam restaurantes subsidiados, que oferecem refeições bem mais em conta, são os Restaurantes Universitários (RU) que atendem os alunos classificados no Programa de Bolsa Alimentação.

Alunos que apresentam rendimento escolar comprovadamente satisfatório e auxiliam os professores em tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e trabalhos escolares, nas realizações de trabalhos práticos e experimentais, compatíveis com o grau de conhecimento e experiência na disciplina, são contemplados pela monitoria remunerada.

Existe ainda a possibilidade de solicitar moradia em alojamentos através do programa de Bolsa Moradia. A opção é para estudantes que vêm de fora e não têm condições de pagar aluguel. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) possuem instalações nos seus próprios campi.

Seleção

Para pleitear as bolsas, o estudante deve procurar a secretaria da instituição onde estuda ou pretende ingressar para saber das normas e prazos definidos para cada tipo de benefício, sendo a situação dos solicitantes avaliada considerando-se os indicadores socioeconômicos.

Em face das restrições financeiras pelas quais vem passando as universidades públicas brasileiras, os estudantes devem prevenir-se para um período de espera entre a entrada e a concessão do pedido, que pode demorar de um a dois semestres letivos.