Topo
pesquisar
Em 06/02/2009 13h24, atualizado em 29/04/2009 10h06

Bolsa Filantrópica

Bolsas de Estudo

Por Gabriele Pires Alves
Cada universidade tem suas próprias regras de seleção
Cada universidade tem suas próprias regras de seleção
PUBLICIDADE
As universidades comunitárias ou confessionais, aquelas que atendem a orientação confessional e ideologia específica, são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes. As instituições de ensino superior sem fins lucrativos são voltadas para ações educacionais de caráter social e, por isso, revertem parte de seu lucro para atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, auxílio jurídico, entre outras.

Regras e Seleção

Cada instituição determina suas regras para a concessão de bolsas de estudo. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a bolsa cobre de 25% a 100% da mensalidade. Como não se trata de empréstimo, os alunos não precisam devolver o benefício à escola e a seleção dos bolsistas atende a critérios socioeconômicos.

Na Mackenzie, o Departamento de Responsabilidade Social oferece um programa de bolsa ao aluno carente de recursos financeiros, de acordo com suas necessidades, ajudando-o a pagar seus estudos, enquanto regularmente matriculado nas suas unidades e com bom desempenho acadêmico. A triagem envolve análise de documentos, entrevista e, possivelmente, uma visita da assistente social da instituição à casa do aluno.

A PUC-Rio distribui bolsas para alunos que apresentam dificuldade financeira comprovada. Hoje em dia, a Vice-Reitoria Acadêmica da instituição oferece a bolsa Desempenho Vestibular, a qual contempla os melhores colocados nos processos de seleção (Vestibular e ENEM) e a Bolsa Prêmio, que dá 50% de isenção nos quatro últimos meses do semestre ao aluno com mais de 24 créditos e que tenha obtido pelo menos 18 créditos no período anterior. A instituição oferece, também, bolsas em convênio com órgãos governamentais, benefícios sociais e financiamentos junto a órgãos do governo, como o FIES e o ProUni.

Funadesp

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) é uma instituição que visa apoiar o desenvolvimento das instituições de ensino superior de todo o Brasil. As integrantes desta missão são classificadas como: instituidoras, conveniadas, parceiras e representativas. Veja aqui a relação de instituições participantes.

Através de convênios entre as instituições, a Funadesp desenvolve programas de bolsas de estudo e de pesquisa. Podem participar estudantes, professores e pesquisadores de instituições que tenham firmado convênio com a Funadesp.

ABRUC

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) reúne atualmente 54 instituições de ensino superior sem fins lucrativos. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de universidade e centro universitário comunitários, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola