Bolsa Filantrópica

Por Gabriele Pires Alves

Cada universidade tem suas próprias regras de seleção
Cada universidade tem suas próprias regras de seleção
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
As universidades comunitárias ou confessionais, aquelas que atendem a orientação confessional e ideologia específica, são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes. As instituições de ensino superior sem fins lucrativos são voltadas para ações educacionais de caráter social e, por isso, revertem parte de seu lucro para atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, auxílio jurídico, entre outras.

Regras e Seleção

Cada instituição determina suas regras para a concessão de bolsas de estudo. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a bolsa cobre de 25% a 100% da mensalidade. Como não se trata de empréstimo, os alunos não precisam devolver o benefício à escola e a seleção dos bolsistas atende a critérios socioeconômicos.

Na Mackenzie, o Departamento de Responsabilidade Social oferece um programa de bolsa ao aluno carente de recursos financeiros, de acordo com suas necessidades, ajudando-o a pagar seus estudos, enquanto regularmente matriculado nas suas unidades e com bom desempenho acadêmico. A triagem envolve análise de documentos, entrevista e, possivelmente, uma visita da assistente social da instituição à casa do aluno.

A PUC-Rio distribui bolsas para alunos que apresentam dificuldade financeira comprovada. Hoje em dia, a Vice-Reitoria Acadêmica da instituição oferece a bolsa Desempenho Vestibular, a qual contempla os melhores colocados nos processos de seleção (Vestibular e ENEM) e a Bolsa Prêmio, que dá 50% de isenção nos quatro últimos meses do semestre ao aluno com mais de 24 créditos e que tenha obtido pelo menos 18 créditos no período anterior. A instituição oferece, também, bolsas em convênio com órgãos governamentais, benefícios sociais e financiamentos junto a órgãos do governo, como o FIES e o ProUni.

Funadesp

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) é uma instituição que visa apoiar o desenvolvimento das instituições de ensino superior de todo o Brasil. As integrantes desta missão são classificadas como: instituidoras, conveniadas, parceiras e representativas. Veja aqui a relação de instituições participantes.

Através de convênios entre as instituições, a Funadesp desenvolve programas de bolsas de estudo e de pesquisa. Podem participar estudantes, professores e pesquisadores de instituições que tenham firmado convênio com a Funadesp.

ABRUC

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) reúne atualmente 54 instituições de ensino superior sem fins lucrativos. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de universidade e centro universitário comunitários, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.