Uma reflexão sobre o sentido do Natal

Cada dia que se passa a data tem seu significado deturpado em função do vazio sentimental que envolve as pessoas.
Em 18/12/2015 12h40 , atualizado em 18/12/2015 12h54 Por Carolina Araújo Simiema

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A proximidade do Natal sempre deixa as pessoas mais reflexivas. O momento é oportuno, afinal, um novo ano se iniciará e junto com ele se renova o ciclo de expectativas e esperanças para o futuro.

A simbologia do Natal é exatamente o “dar início”. Para os cristãos, representa o nascimento de Jesus Cristo e o cultivo da fraternidade, alegria, harmonia, união e amor. Iniciar, portanto, o novo ano com este espírito é o grande sentido do Natal.

O problema é que a data acabou tendo seu significado deturpado em função do vazio sentimental cada vez mais aparente nas famílias de hoje. A reflexão, na maioria das vezes, envolve puramente o aspecto material da vida, quando deveria vir coberta do espiritualismo que a data nos proporciona.

Quando se fala em Natal, quase que como sinônimo se lembra de família. E é exatamente aqui que as coisas mudaram. São invejáveis, pois cada vez mais raras aquelas famílias que, mesmo separadas pela distância e correria do dia a dia, se esforçam para se reunirem na noite de Natal e, regados a muitos abraços, celebrarem, de fato, o que a data representa.

Passam-se os anos e os pretextos são sempre os mesmos: distância, dinheiro, presentes, incompatibilidades. Tudo isso provoca, constantemente, grande tensão entre os diversos membros das famílias. Separam-nas. Os membros familiares já não fazem questão da união, são sugados por [Res]sentimentos muitas vezes insignificantes diante da magia do Natal.

Se a sua vida estão tão acelerada que se torna impossível a reflexão sobre o significado da família e da união entre seus membros, é hora de desacelerar. Os avós que moram tão longe podem não estar mais aqui para recebê-los no próximo ano. 

Então, o momento é principalmente de reflexão sobre como as relações familiares estão acontecendo, sobre as atitudes de cada um que compõe a família. São das partes que se forma o todo. É preciso julgar a parcela de “culpa” de cada um na tentativa de estabelecer um contexto em que o Natal passe a ser mais do que mera troca de presentes ou festa da comilança. 

É necessário parar de esperar que os outros mudem, afinal o amor que você recebe é aquele que você oferece.