Temas de redação – Vestibulares 2008/2

Em 26/07/2008 14h58 , atualizado em 28/07/2008 08h46 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Olá Pessoal!
Bom, estamos no finalzinho de julho e muitos dos Vestibulares de Inverno das universidades públicas do Brasil já aconteceram. Pra quem não sabe, o processo seletivo de “inverno” (ou “2008/2” ou “meio de ano”) é aquele que visa selecionar novos alunos para entrar na universidade no segundo semestre do ano. Nem todas as universidades o realizam e, algumas vezes, o ingresso dos aprovados só acontece no início do outro ano.

As provas acontecem geralmente em junho, julho e algumas até em agosto. Portanto, na seção Downloads aqui do Vestibular Brasil Escola você já pode encontrar muitas provas e gabaritos dos Vestibulares de Inverno que já rolaram em 2008.

Mas o assunto de hoje é ela, a temida Redação. Destacamos algumas propostas legais de Redação destes vestibulares de meio de ano e convidamos você a treinar sua escrita fazendo as que mais gostar. Quem fez algum Vestibular de Inverno cujo tema de Redação não foi citado aqui, fique à vontade para comentar e falar sobre ele!

UECE (Prova de Redação: 20/07)

A prova de Redação da Estadual do Ceará tinha apenas uma proposta de texto, muito interessante por sinal. Quem elaborou o tema pegou o gancho do ano de eleição no país pra ver como os “aspiras” a estudantes da UECE estão “politizados”. Veja a proposta:

“Você é candidato a vereador de seu município e vai se apresentar em um comício. Valendo-se do gênero textual discurso, escreva um texto em que apresentará propostas que contribuirão para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.”

O texto deveria ter no mínimo 20 e no máximo 25 linhas. O legal dessa proposta é que toca exatamente naquele ponto: Se você não sabe do que a sua comunidade está precisando, como exigir isso dos políticos?

UEG (Prova de Redação: 22 de junho)

A polêmica em torno das pesquisas com células-tronco embrionárias foi tema central das três propostas de Redação do Vestibular 2008/2 da Universidade Estadual de Goiás. A Dissertação pedia uma simples defesa da opinião do candidato (contra ou a favor), assim como a Carta Argumentativa (carta contra para um autor a favor e vice-versa. Ambos os textos dos autores estavam na coletânea).

A proposta de Narração da UEG foi mais longe:

“Você deverá criar uma história cujo enredo gire em torno da notícia sobre o embrião congelado no centro de reprodução humana (...) e terá que optar pela liberação do embrião congelado para pesquisas com célula-tronco ou, então, por sua transferência para um útero humano. (...) o texto deverá conter as seguintes personagens: o diretor da clínica de reprodução humana, o casal que deixou o embrião congelado na clínica e outras personagens (incluindo o próprio embrião) que se fizerem necessárias para a composição de sua produção textual.”

Desafiador, né? A prova de Redação da UEG tem uma coletânea extensa, com muitos textos para cada proposta. Sobre isso, a Banca corretora diz que “espera que o candidato demonstre, em relação à coletânea, capacidade de seleção e aproveitamento das idéias presentes nos fragmentos textuais disponíveis em que irá apoiar-se para o desenvolvimento do conteúdo abordado na composição discursiva, redigindo de forma crítica e consciente sua redação. Não se trata, portanto, de uma simples cópia da coletânea.”

UFPel (Prova de Redação: 20/07)

O tema único proposto pela Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, também envolvia um assunto polêmico. Confira:


http://rubensribeiroe3.blogspot.com/2007/03/anorexia.html

“A peça publicitária de uma adolescente, magérrima, vendo-se ao espelho como se tivesse um biotipo fora dos padrões estéticos atuais não chama à atenção apenas pelo apelo contra a anorexia, mal que vitima várias jovens em todo o mundo. A propaganda também choca pela crueza, pela intensidade, com que trata o tema.

Com base nisso, redige uma dissertação argumentativa, expondo teu posicionamento acerca do seguinte tema: EM DETERMINADOS CASOS, A PROPAGANDA DEVE SER IMPACTANTE?”

O mais difícil ao se fazer uma Redação dessa natureza é não cair no senso comum. Por ser um tema atual e muito discutido, a banca reconhece textos que tragam opiniões com argumentos convincentes e que fujam do “blá-blá-blá” de sempre.

UFV (Prova de Redação: 06/07)

Um dos temais mais legais foi o da proposta da Federal de Viçosa, de Minas Gerais. A proposta, sem nenhum texto para ser usado como coletânea, exigia um candidato bem informado. Veja:

“Imagine que você é a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Redija a carta de demissão da ex-ministra ao presidente Lula, apresentando a situação e justificando o pedido. Utilize um mínimo de 20 e um máximo de 25 linhas para elaboração de seu texto.”

No meio da prova da UFV, em uma das demais questões, o candidato podia encontrar uma entrevista da ex-ministra Marina Silva, que poderia ser utilizada como “coletânea”. Ainda assim, a Redação deveria conter outras informações, além das contidas na entrevista, para deixar claro que o candidato estava a par do assunto.

E aí?

Gostou de algum? Que tal treinar a escrita com temas atualíssimos como estes? Esse é o melhor jeito de praticar: escrevendo. Dê sua opinião sobre esses e outros temas de Redação dos vestibulares de inverno brasileiros!
Assista às nossas videoaulas