Possíveis Temas de Redação do Enem 2012

Em 26/10/2012 16h34 , atualizado em 26/10/2012 17h19 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A redação é, sem dúvida, a parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que mais preocupa os participantes. Conseguir uma boa nota na redação do Enem pode ser o diferencial para entrar em alguma universidade federal. Devido à proximidade do Enem 2012, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, muitos usuários do Brasil Escola têm nos perguntado o que pode cair como tema da redação do exame. No entanto, é preciso ressaltar que apontar possíveis temas de redação do Enem é sempre um jogo de adivinhação, mas vamos citar alguns.

Copa do Mundo e Olimpíadas
Estamos a dois anos da Copa do Mundo e a quatro das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Embora localizados apenas em algumas capitais, os dois maiores eventos esportivos do mundo mobilizam uma nação inteira. A redação do Enem pode cobrar do participante o conhecimento do tema, os aspectos positivos e negativos de sediar os eventos e como se preparar para eles. Mas atenção: só cite dados que podem ser comprovados. Evite, por exemplo, afirmar que a Copa do Mundo é uma “farra do dinheiro público”, se não tiver como provar isso.

Cotas
Este ano foi aprovada a Lei das Cotas, obrigando as universidades federais a reservarem metade das vagas para estudantes de colégios públicos até 2016. A lei causou muita polêmica e pode virar tema de redação do Enem. Se cair, o participante terá que se posicionar sobre as cotas e apontar argumentos convincentes. Para isso é importante se informar sobre a lei, saber quem ela beneficia e qual é o seu propósito.

Internet para mobilização social
As redes sociais foram tema da redação do Enem no ano passado, mas não é impossível que a internet seja novamente abordada nessa prova. Está cada vez mais comum usar a internet como um meio para a mobilização social, como no movimento mexicano chamado de “Yosoy132”. O participante do Enem poderá ter que dissertar até que ponto a internet é uma ferramenta capaz de mobilizar uma comunidade a protestar contra algo. Há resultados em protestar só pela internet? Qual a melhor forma de usar a internet para isso?

Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável foi realizada em junho, no Rio de Janeiro. A Rio+20 marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), que aconteceu na capital carioca no ano de 1992. A redação do Enem pode cobrar que o estudante disserte sobre desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e até que ponto essa preservação freia o desenvolvimento econômico.

Usina de Belo Monte
A construção da Usina de Belo Monte é outro assunto polêmico que pode cair na redação do Enem 2012. É importante que o participante saiba a localização da futura usina, as áreas que serão inundadas ou afetadas pela diminuição da vazão do rio, o benefício de sua construção e os possíveis prejuízos ao meio ambiente.

Sugestões do Oficina do Estudante

De acordo com o diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o estudante não deve se preocupar em “saber” qual tema será cobrado pela prova. Ele deve se preocupar, nesses últimos dias, em ler e se informar sobre os principais acontecimentos recentes e ultrapassar os aspectos específicos desses acontecimentos – por exemplo: quando ler sobre a Primavera Árabe, o importante é que o estudante tenha noção de que está tomando conhecimento de um processo bem concreto e específico de luta por direitos políticos; por isso, não há necessidade de “conhecer” previamente o tema da redação, tampouco “decorar” informações específicas.

Célio Tasinafo também aponta alguns temas que podem cair na redação do Enem 2012:

Questões ambientais, especificamente as relacionadas ao código florestal, à energia e à (RIO+20)
Tema constante nas questões da prova de Ciências da Natureza do ENEM e já presente em outros anos na prova de redação (a “máquina de chuva da Amazônia”, do exame de 2008). As polêmicas envolvendo ruralistas e as determinações previstas no código florestal podem aparecer, assim como o grande destaque dado às questões ambientais e ao desenvolvimento a partir dos debates da RIO+20.

Temas relacionados ao exercício da cidadania e à reivindicação por liberdade em países do mundo árabe
Em ano de eleições nos EUA e de pleitos municipais no Brasil, aspectos relacionados à cidadania em geral e, mais especificamente, à liberdade de imprensa e de expressão podem ser cobrados na prova de redação. Não acredito em um tema de redação específico sobre eleições ou sobre os protestos contra as ditaduras no mundo árabe, com desdobramentos ainda incertos. Mas acho bastante provável a cobrança de temas ligados ao exercício da cidadania de forma ampla.

Direitos Humanos: igualdade de gênero, combate às discriminações por orientação/identidade sexual e combate ao racismo
Os direitos das mulheres (especialmente em países de tradição islâmica) e o combate a práticas discriminatórias contra gays, negros e outras “minorias” podem aparecer em um tema de redação sobre os Direitos Humanos e as dificuldades para garantir a igualdade plena e efetiva entre todos. Ainda nesse campo, podemos ter uma proposta relacionada às medidas legais adotadas para efetivar a igualdade de oportunidades para negros e indígenas no Brasil (caso da Lei das Cotas).

No Banco de Redações também é possível conferir alguns temas atuais que podem ser cobrados. Confira abaixo alguns artigos que podem te ajudar a sair bem na redação do Enem:

Critério de correção das redações do Enem

Os 10 erros mais cometidos em redação

Os 10 mandamentos para uma boa redação!

O melhor tipo de redação

Redação no Enem – Parte I

Redação no Enem – Parte II