Olimpíadas, Pokémon, Enem e cia

Confira análise sobre dois temas que estão dando o que falar no mês de agosto
Em 11/08/2016 18h33 , atualizado em 12/08/2016 08h51 Por Silvia Tancredi

Olimpíadas e Pokémon estão com tudo em agosto
Olimpíadas e Pokémon estão com tudo em agosto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Há uma semana dois assuntos predominam nas conversas dos brasileiros. Pare, pense. Adivinhe quais são! Acertaram aqueles que disseram: Olimpíadas e Pokémon. Isso mesmo! Seja em rodas de bate-papo na escola ou no trabalho, seja em portais da internet, esses dois temas estão com tudo. 

E o que isso tem a ver com você, que está estudando para o vestibular e para o Enem? Muita coisa! Afinal, nas provas costumam ser abordados temas da atualidade. E, se você está mesmo ligado no que acontece no Brasil e no mundo, sabe que esses assuntos estão “bombando”.

Olimpíadas

As tão esperadas e polêmicas Olimpíadas Rio 2016 já estão acontecendo há uma semana. E começaram com toda pompa. Que brasileiro não sentiu orgulho ao ver a abertura no Maracanã? Foi incrível mesmo, sensacional. Uma mescla de tecnologia de ponta, história do Brasil e mensagens voltadas ao meio ambiente que nos fizeram pensar. E muito. #FicaADica de assunto que pode cair nos testes. 

Confira mais temas que podem cair no Enem 2016

Até o momento, em 11 de agosto, as competições ainda estão começando (e os memes também). A primeira medalha de prata para o Brasil veio de Felipe Wu, do tiro esportivo. E a judoca Rafaela Silva nos brindou com a primeira medalha de ouro desta edição. Temos, ainda, outros atletas que prometem brilhar ao longo dos jogos, cujo encerramento será em 21 de agosto. 

Contudo, a abertura espetacular e as referidas vitórias não podem apagar o momento difícil pelo qual passa o Brasil, politica e economicamente falando, e a cidade-sede. Para quem não se lembra, em 17 de junho o Governador em exercício do Rio de Janeiro decretou Estado de Calamidade Pública no âmbito da administração financeira. #FicaADica de assunto que pode cair nos testes (parte 2).

Veja análise das Olimpíadas do Rio

Pokémon

Famoso no exterior, o jogo para smartphones japonês Pokémon GO chegou no Brasil no dia 4 de agosto, mas antes mesmo já contava com vários fãs na nossa terra. A proposta é que os usuários andem pelas ruas com a intenção de capturar mais e mais “monstrinhos”.

Até aí, tudo bem. É só mais um dos inúmeros jogos que surgem a cada dia nas  lojas de aplicativos. Mas por que esse rebuliço todo? Acreditamos que seja pela expectativa, por ter demorado para chegar ao País e até por questão de modismo. 

Isso nos faz refletir sobre o tempo que passamos nos smartphones, tablets e cia. E no que poderíamos estar fazendo em vez de ficar à caça dos tais monstrinhos. E em época de estudo, sabemos que tempo é valioso e faz toda diferença. A ideia é saber dosar e equilibrar. Jogar Pokémon ou outro jogo é interessante, assim como focar no futuro e estudar também. #FicaADica (parte 3).

E você, estudante, o que pensa sobre esses dois temas que estão dando o que falar no mês de agosto? Escreva nos comentários :)

*Créditos da imagem: Elena Shashkina / Shutterstock.com