Namoro e a preparação para o vestibular

Em grande parte dos casos, o namoro contribui para o estudo do vestibular, mas há casos em que o rendimento é prejudicado
Em 12/06/2015 10h06 , atualizado em 12/06/2015 10h35 Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É engraçado como certas coisas na vida acontecem de uma vez só. E há fase mais complexa para um jovem do que a adolescência e a preparação para o vestibular? Detalhe: esses períodos também chegam juntos, um coladinhos no outro. 

Mil dúvidas, inúmeros receios, vários medos e incertezas. O adolescente que já está inseguro com muitas mudanças, como no corpo e na voz, agora tem que se preparar também para as questões relacionados a entrada no ensino superior e a carreira a qual deseja seguir. 

E não bastasse todos os itens citados acima, que já trazem bastante dúvidas, ainda precisam saber lidar com outro sintoma, conhecido também como “borboletas no estômago” ou mais popularmente dito: estar apaixonado(a)! 

Geralmente, o período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoricos. E, além dos receios dos próprios adolescentes, muitas pessoas, principalmente os pais, ficam preocupadas com esses prematuros relacionamentos estarem acontecendo na fase tão importante e de tantas cobranças na vida do estudante. 

Mas será que realmente o namoro pode atrapalhar o rendimento do candidato afetando sua rotina de estudos para o vestibular? A opinião de professores e demais especialistas da área educacional é unânime. O namoro nesta fase tensa que é a do pré-vestibular, pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos (e obedecidos) critérios de prioridade, datas e horários  para não prejudicar a rotina de estudos. 

O jovem que pensa em estudo 100% de seu dia, pode acabar tendo o efeito contrário ao que deseja. Ou seja, poderá ter um rendimento inferior ao daquele que sabe desfrutar da “paixonite” com responsabilidade junto aos estudos. Ter e receber compreensão, paciência e carinho são de suma importância na relação para que ela seja realmente uma forma de aliviar a tensão que os vestibulandos estão enfrentando. E para que o relacionamento não acabe comprometendo a preparação para o vestibular é importante distribuir o tempo em atividades de estudo e em momentos de descontração.

O namoro em fase de preparação para o vestibular pode ajudar o adolescente a passar melhor por este período

O namoro em fase de preparação para o vestibular pode ajudar o adolescente a passar melhor por este período

O interessante é que o adolescente converse com o companheiro ou companheira e crie regras para o relacionamento. Por exemplo, nessa fase não dá para se encontrar todos os dias, não é verdade? E o fato de não se encontrarem todos os dias não quer dizer que um goste mais ou menos do outro. 

É importante nesses momentos ter maturidade suficiente para entender que, muitas vezes, o tempo e os encontros não serão como o casal gostaria, mas que é preciso ter foco e objetivo na preparação para as provas dos processos seletivos. Isto deve ficar claro e ser de comum acordo para ambas as partes, a fim de evitar brigas, discussões e outros desentendimentos, já que estas podem desestruturar o candidato.

Mas em grande parte dos casos, os parceiros conseguem entender bem essa fase e as suas respectivas abdicações. No entanto, também é normal que alguns namoros entrem em crise nesse período. Por a adolescência ser uma época de busca de novas experiências, talvez muitos não tenham a tal maturidade para passar por essas duas fases juntas. 

Ser compreensivo com o companheiro(a) é ainda a melhor forma de conseguir conciliar as duas coisas. O mais importante realmente é saber distribuir o tempo e dedicar ao namoro e ao vestibular no período destinado a cada um deles. Seja feliz e boa sorte em ambos!