Fiz minha inscrição no Enem 2016. E agora?

Organizar-se, estudar, treinar, escrever e revisar são ótimas pedidas a partir desse momento
Em 20/05/2016 18h06 , atualizado em 30/05/2016 12h15 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Durante 11 dias, estudantes e egressos do ensino médio puderam fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Conforme os números liberados pelo Ministério da Educação, 9,2 milhões de candidatos se inscreveram. E agora, o que fazer?

Organizar-se

Antes de tudo, é necessário estabelecer uma rotina de estudos. A ideia é analisar a disponibilidade de tempo, fazer um cronograma semanal, concentrar todo o material de estudos em um só lugar, cumprir  o plano de estudos de segunda a sexta-feira, entre outras ações. Veja mais dicas

Estudar

Faltam pouco mais de cinco meses para as provas do Enem 2016. Isso significa que há prazo mais do que suficiente para estudar o conteúdo que vai cair. Para quem já estudou, mas ainda tem dúvida em relação a alguma matéria, como por exemplo, Biologia ou Matemática, ou a tema específico, é só fazer a busca aqui no Brasil Escola. O leque de assuntos é bem extenso.

Treinar

Ler a teoria é importante, é claro, mas é na prática que você realmente treinará para as provas do Enem. Lembre-se: são 180 questões objetivas de matérias do ensino médio. Então, para ficar afiado, a recomendação é fazer este simulado. Ele está divido em disciplinas. Em cada uma delas, estão listados alguns dos ramos mais importantes de cada uma delas. Por exemplo, Física está dividido em Óptica, Mecânica, Movimento Ondulatório, Calor e Termodinâmica, etc. 

Confira como estes jovens se prepararam para o Enem

Escrever

Nota mil. Essa pode ser a sua pontuação na redação. Para isso, vale a pena dedicar um tempo por dia ou, pelo menos, por semana, para redigir textos argumentativos. Fique atento: a redação do Enem possui algumas particularidades. Veja detalhes

Revisar

Às vésperas das provas do Enem, é interessante revisar os conteúdos que costumam ser mais cobrados. Mas também vale a pena dar atenção especial àquelas matérias que geram mais dificuldade. Podem ser as fórmulas de Física ou as de Matemática. Ou ainda as regras de Gramática.