Enem deve aceitar revisão de notas

Em 25/07/2011 18h07 , atualizado em 26/07/2011 17h37 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todo ano milhares de estudantes reclamam que tiveram a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) zerada, sem que nenhuma explicação fosse dada. Logo depois do resultado do Enem, o Vestibular Brasil Escola recebe vários e-mails por dia de estudantes querendo saber o motivo da nota da redação, os critérios de correção e como proceder para entrar com vista de prova. Infelizmente, temos que responder que não existe possibilidade de revisão da nota.

Esta novela de final trágico para muitos participantes do Enem pode estar com os dias contados. Na última semana, a Justiça Federal do Maranhão deu direito aos estudantes de recorrer contra a nota da redação do Enem. A medida vale a partir da edição de 2011 e obriga o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a mostrar aos participantes a redação corrigida. Como o Inep ainda pode recorrer da decisão, é possível que as reclamações persistam no Enem 2011.

Atualmente, o Enem é usado no vestibular de várias universidades e institutos federais, muitas vezes substituindo o próprio vestibular, e é obrigatório para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e para solicitar financiamento junto ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem é a maior prova do país e milhões de pessoas dependem dele para realizar ensino superior. Sendo assim, é inadmissível que o processo de correção das provas seja tão arbitrário.

Todos os vestibulares aceitam a revisão das provas. Se o Enem é usado em processos seletivos, deveria haver sim a possibilidade de rever a pontuação da redação e das outras quatro provas do exame do Ministério da Educação. Os estudantes não podem ser penalizados pelo cronograma apertado ou pela falta de recursos e pessoal para cuidar da revisão de notas.

Se o Inep não tem condições de aceitar pedidos de revisão de nota, então não deveria permitir que o Enem seja usado em processos seletivos, bolsas de estudo e financiamento de mensalidades.