Conflitos entre Israel e a Faixa de Gaza. Quais os motivos?

O último conflito já dura mais de 40 dias
Em 25/07/2014 12h16 , atualizado em 25/07/2014 12h34 Por Letícia de Oliveira Januário

Desde o dia 12 de junho acontece bombardeios diários entre Gaza e Israel
Desde o dia 12 de junho acontece bombardeios diários entre Gaza e Israel
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

De tempos em tempos, um assunto toma as manchetes do mundo todo: O complexo conflito entre Israel e os Palestinos na Faixa de Gaza. As raízes do confronto são antigas, a última escalada de violência teve inicio em junho deste ano, é a terceira desde que o Hamas assumiu a região do lado palestino, em 2007. 

Como começou

A história começa no século 19, quando um grupo de judeus de origem europeia chamado de sionistas empenharam em criar uma pátria judia. No começo a imigração dos judeus não foi um problema, mas de acordo com que foi se intensificando o volume da imigração a tensão entre os povos foi aumentando. 

Em vista a escala de violência no local, em 1947 a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu interferir, e em 1948 o Estado de Israel foi criado. Foi recomendado que 55% do território da palestina fosse cedido aos judeus, embora este grupo representasse apenas 30% da população total. Evidentemente que os palestinos não concordaram com a recomendação e a guerra então foi travada e vem se arrastando por todos estes anos. Saiba mais.

Último Conflito

                          Desde o dia 12 de junho acontece bombardeios diários entre Gaza e Israel

Atualmente mais um confronto acontece entre palestinos e judeus. A recente escala de violência e tensão entre israelenses e palestinos começou com o desaparecimento de três adolescentes israelenses no dia 12 de junho, na Cisjordânia. Os corpos dos jovens foram encontrados 18 dias depois, com marcas de tiros.

O Governo israelense acusou o grupo islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro e deslocou um contingente militar para a área da Cisjordânia. Dezenas de membros do Hamas foram detidos, e foguetes foram disparados de Gaza contra Israel. Em 1º de julho um jovem palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém Oriental. 

A autópsia indicou posteriormente que ele foi queimado vivo. Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino e, três confessaram os crimes. O que reforçou a suspeita do homicídio ter tido motivação política. Desde então, o confronto entre Israel e Gaza tem sido diário. Veja os argumentos de cada lado do confronto:

Motivos de Israel
- O Hamas não só atira foguetes de Gaza para o lado israelense, como também aumentou seu arsenal, que agora pode atingir o centro de Israel como nunca antes. Israel considera que não pode ficar parado em relação à situação.

- Israel alega que o Hamas esconde militantes e armas em locais residenciais em Gaza, por isso é necessário atacá-los, mesmo que isso signifique que civis estejam entre as vítimas.

- Para Israel, o Hamas é um grupo terrorista que não reconhece a existência do Estado de Israel e não aceita se desarmar.

Motivos dos Palestinos
- Grande parte dos palestinos considera o controle israelense sobre a Faixa de Gaza abusivo e a situação humanitária insustentável. Os moradores dependem de Israel para ter eletricidade, água, meios de comunicação e até moeda.

- Nos confrontos entre Israel e o Hamas, a força de ação do exército israelense é desproporcionalmente maior. Em todos os confrontos até agora, o número de mortes do lado palestino foi enorme.

- Israel deteve centenas de militantes do Hamas em sua grande busca na Cisjordânia pelos três israelenses sumidos no mês passado.

Infelizmente os conflitos entre palestinos e judeus estão longe e terminar. O que conforta é saber que existem grupos tanto em Israel como na Faixa de Gaza que trabalham juntos para encontrar uma saída para a crise, e esse talvez esse seja um bom ponto de partida.

E você, leitor? Qual seu posicionamento sobre os conflitos entre a Faixa de Gaza e Israel?