Topo
pesquisar
Texto-A+A

Banco de Redações

abril

Tema: Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?
PUBLICIDADE

Na última terça-feira, dia 04 de abril, pelo menos 80 pessoas foram mortas após um ataque com armas químicas na Síria. Esse lamentável fato traz à tona um sentimento de incredulidade na humanidade e também uma reflexão sobre a terrível capacidade do homem de matar a todo custo por uma causa. Inúmeros questionamentos podem ser levantados. Até que ponto uma guerra é legítima? Matar a população civil indiscriminadamente e com armas químicas não teria que ser algo inimaginável? 

No mês de abril, o tema do Banco de Redações do Brasil Escola é o seguinte:  Uso de armas químicas e biológicas - até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Para satisfazer a proposta de redação do mês de abril, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e apresentando uma proposta de intervenção. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea.

Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual​.

ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras. 

Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Desrespeito aos direitos humanos;
6) Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
7) Cópia do texto motivador

Cronograma para envio de redações:
1º período: 6 a 13
2º período: 15 a 20
3º período: 22 a 29

Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.

As correções estarão disponíveis a partir das do dia 3 de maio.

Enviou seu texto em março de 2017? Acesse aqui a correção.

Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aquiaqui e aqui.

Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:

“(…) atualmente, o uso de armas químicas, bem como de quaisquer tipos de armas de destruição em massa, é expressamente proibido por convenções internacionais, apoiadas pela ONU. Os principais motivos dessa proibição são, além da destruição em massa, o tipo de morte provocado, que vai desde a asfixia até a deformação completa do corpo, e o possível uso desse tipo de arma contra a população civil. (…) Os ataques com nuvens tóxicas produziam efeitos diferentes de acordo com o tipo de gás empregado. O mais devastador era o do gás à base de iperita ou “gás mostarda.” Tinha esse nome por causa do cheiro picante de mostarda que ele provocava. Além de asfixia e ressecamento das vias respiratórias, esse tipo de gás provocava também erupções na pele, cegueira instantânea e ruptura dos vasos sanguíneos, dando aos soldados uma aparência disforme e monstruosa.” (Cláudio Ribeiro – Guerras Brasil Escola)

“Qualquer guerra é um espetáculo sangrento e abominável. Mas até para matar há limites: as armas não devem causar ferimentos supérfluos, cruéis, desumanos ou degradantes. Isso em teoria. Pois o homem inventa, produz, armazena e está pronto para usar um arsenal tão perverso que até a tênue ética da mortandade fica manchada. São as armas químicas, chamadas “bomba atômica dos pobres”, pois podem ser preparadas em qualquer país que disponha de uma indústria de fertilizantes químicos ou pesticidas medianamente desenvolvida.” (Fátima Cardoso - Superinteressante)


Redações corrigidas


Título Nota
[redação sem título] 250
[redação sem título] 500
[redação sem título] 750
[redação sem título] 550
[redação sem título] 220
[redação sem título] 250
[redação sem título] 500
[redação sem título] 250
[redação sem título] 450
[redação sem título] 500
[redação sem título] 400
[redação sem título] 250
[redação sem título] 450
[redação sem título] 500
[redação sem título] 750
[redação sem título] 500
É preciso evitar, mas estar preparado 500
a covardia e as armas químicas e biológicas 350
A crueldade sobre o efeito dos gases 500
A destruição do senso do absurdo. 500
A desumana guerra na Síria 500
A guerra do insensato 250
A luta que gerou uma guerra 250
A maldade humana não tem limites 350
A necessidade de cessar o uso de armas químicas e biológicas... 500
A necessidade de conquistar e intimidar 450
A polaridade da Ciência 750
Armas cruéis e covardes 250
Armas letais 450
Armas químicas e biológicas, uma realidade problemática... 350
Armas químicas no meio ambiente 450
Armas químicas: destruição sem limites 400
Armas químicas: Só destruição 250
As armas e sua influência com o homem na sociedade 250
As armas químicas causam grande destruição 300
As armas quimica 100
Até que ponto as armas químicas e biológicas fazem... 300
Até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?... 500
Capacidade de Destruição 220
Capitalismo: ferramenta de guerra 850
Ciência do mal 500
Consequências das armas 100
Convencionalmente Desumano 250
Criatividade para a Morte 250
Destruição a qualquer custo 500
Destruição em Massa 250
destruindo a si próprio 250
Devemos lembrar o passado 450
Duro de Parar de Matar 250
Eficaz e de baixo custo 250
Em busca de melhorias para o Brasil 250
Faca de dois gumes 250
Guerras com armamentos químicos 350
Há anos que nos autodestruímos. 250
Impérios do mal 500
Inteligência Humana Desperdiçada 220
Mal desnecessário 350
Muito além de armas químicas 250
Natureza destrutiva 400
O conhecimento como arma 500
O homem e o poder da tecnologia 450
O homem não sabe aproveitar da inteligência que tem 400
O início do fim 250
O meio deve ser uma justificativa para o resultado? 250
O perigo das armas químicas 350
O uso de armas químicas e biológicas 450
O uso de armas químicas e biológicas é viável?... 250
previnir sempre 250
Quando o poder fala mais alto 250
Um mundo sem paz 450
Uma ameaça contra a humanidade 500
Uma arma é destrutiva, mas o ser humano pode ser muito pior 400
Uma barbárie 250
Uma guerra silenciosa 750
Uma triste realidade 250
Uso de armas químicas e biológicas: a autodestruição... 220
Vivemos no reflexo do passado 250

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola