Saúde para todos - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 12/08/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

           Os serviços públicos do nosso país, como a educação, segurança e saúde, ainda precisam avançar muito para atender adequadamente toda a população, mas o último item citado vem recebendo certo destaque nesses últimos meses.

            Fala-se muito da falta de médicos no Brasil, mas esse não é o único problema, os médicos existentes estão mal distribuídos pelo território nacional. A maioria dos profissionais formados nessa área em nosso país opta por trabalhar no setor privado, ou, quando em setor público, em cidades litorâneas ou capitais, o que causa uma escassez dos mesmos  [desses profissionais] nas cidades do interior.

            Segundo a presidente Dilma, mais de 700 cidades brasileiras não tem [têm] médicos [,] e visando melhorar essa situação [,] foi adotado em nosso país o programa do governo “Mais Médicos”, que vai trazer profissionais dessa área vindos do exterior para trabalhar nessas regiões. Houve várias críticas a esse programa, vindas principalmente da classe médica brasileira, mas o programa continuou de pé e já foram divulgados os nomes das cidades contempladas por ele. Será dada prioridade aos médicos brasileiros, os estrangeiros irão ocupar apenas os cargos que não foram preenchidos por eles.

            Esse é uma boa solução para o problema da falta de médicos nas cidades do interior, mas é temporária. Sou a favor da ideia de que cada estudante de medicina trabalhe, obrigatoriamente, por dois anos no SUS depois de formado, pois assim tanto a qualidade quanto a quantidade de médicos no setor público aumentaria [aumentariam], correspondendo assim às necessidades populacionais.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, amplie sua discussão a fim de melhor explorar o recorte temático, além disso, procure realizar um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente