Com uma pequena porcentagem de jovens em universidades e um grande número de analfabetos [,] a educação atual é um dos maiores problemas enfrentados no Brasil .
O Brasil possui uma desigualdade social gigantesca , isso faz com que camadas mais pobres acabem sofrendo mais com a educação . Muitas crianças são obrigadas a começar a trabalhar muito cedo , pois fazem parte de famílias pobres com péssimas condições financeiras . Isso faz com que a criança acabe perdendo a vontade de ir para escola , ou o impossibilitando de ir .
Muitos jovens também acabam deixando a escola para entrar no mercado de trabalho , por motivos financeiros ou simplesmente por desinteresse . Pois [desinteresse, pois] a maioria das escolas publicas [públicas] no Brasil tem um péssimo ensino que cria uma imagem de que a escola é uma perca de tempo para o aluno .
Sem estrutura adequada , as escolas também sofrem com o desenteses [desinteresse] de muitos professores , que por acharem que são mal remunerados ou pela imagem da escola publica que há apenas alunos desinteressados [,] eles não se dedicam nas aulas . Consequência disso muito alunos terminam o ensino médio mal sabendo ler e escrever .
Isso tudo reflete em uma sociedade que discuti [discute] pouco seus problemas , sem interesse politico [político] e um país com pouca mão de obra qualificada .
Portanto [,] cabe ao governo dar atenção que realmente as escolas merecem. Com investimentos em infraestrutura [,] bibliotecas , salas de informática e projetos como peças de teatros , são alguma pontos chaves para fazer o estudante se interessar em estudar . Também cabe aos professores incentivar esses alunos como criando aulas diversificadas e interativas .
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. Porém, sua análise não sobressaiu ao âmbito do senso comum. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |