Destruir paradigmas - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 07/04/2013

Status:

Corrigida
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   Nas últimas décadas [,]a população brasileira deparou-se com as falhas e deficiências existentes no sistema de ensino e é de costume citar que a fonte da melhoria é o mestre, mas e o aluno? A educação familiar e a motivação para aprender, são [aprender são] os desafios para um sistema educacional eficaz.

   O primeiro convívio social de um indivíduo é a família, esta tem como função de ensinar condutas morais e éticas fundamentais para a convivência. Hoje é difícil de acontecer, a sociedade brasileira esqueceu-se desses preceitos. A família precisa participar da comunidade escolar, mostrar aos jovens os benefícios do estudo, que o sucesso depende do preparo e destruir o paradigma de que estudar é um castigo. Países como Suécia e Finlândia, priorizam [Finlândia priorizam] estes valores, são os primeiros colocados dos países com o melhor ensino do mundo. É a partir disso que aluno estará consciente que [de que] é um agente no aprendizado e que o professor é um mediador do conhecimento.

   Dessa forma, ciente que preparado terá mais sucesso profissionalmente quanto pessoalmente, o educando estará mais apto a adquirir conhecimento. Carl Rogers defendia que o aluno só aprende de acordo com a sua realidade e necessidade, portanto o aprendiz que compreende a necessidade da preparação procurará dar valor aos seus educadores, ficará mais interessado em buscar o saber  e que o seu cotidiano, ou seja, a sua realidade [,] exige certos conhecimentos para a sobrevivência, por exemplo, um comerciante deve conhecer o sistema monetário e a matemática  para poder exercer a função com máxima eficiência. Quando há a vontade de aprender é possível ultrapassar paradigmas e superar os problemas.

   Por isso, os desafios educacionais não estão só nos docentes, o aluno também faz parte desse desafio. Quando o mestre e o aprendiz aliarem-se, com o intuito de buscar o saber e a família agir de maneira integra na construção do indivíduo pleno, ciente da sua realidade, ocorrerá uma revolução educacional, uma nação com mentes que valerão diamantes.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem escrito e fez boas considerações osbre o tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente