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Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 07/04/2013

Status:

Corrigida
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            Todos sabem que a educação brasileira ocupa péssimas posições no cenário mundial, os que não sabem provavelmente fazem parte das más estatísticas. Para resolver tal problema foi lançado em 2006 um programa chamado “todos pela educação”, que reúne cinco metas a serem cumpridas até 2022, para que o país alcance a nota 6.0 no IDEB, que considera essa nota satisfatória e no nível dos países desenvolvidos.

            No famigerado “Todos pela educação” foram elaboradas cinco metas, subdivididas em metas intermediárias que devem ser cumpridas em um menor espaço de tempo, o grande problema é que nenhuma  dessas submetas foram cumpridas, em nível nacional, isso revela claramente a incompetência dos dirigentes da educação brasileira.

            Na verdade [,] esse é um problema impossível de ser resolvido por apenas um setor da sociedade. Os professores devem ter a consciência que [de que] durante as aulas eles estão formando as pessoas que viverão e transformarão as sociedade futuras, portanto devem se esforçar  para oferecer o melhor de si. Alguns tentam justificar que trabalham mal, por conta do baixo salário, mas esquecem-se que estão prejudicando os jovem que querem aprender e mudar o amanhã.

            Conscientizar os alunos da importância da educação é outro desafio, essa conscientização deve ser inserida no período da infância dos estudantes, pelos pais. Quando um aluno disposto a aprender encontra um professor desinteressado, imediatamente ele toma providencias [providências], um bom exemplo desse tipo de estudante é a Isadora Faber que usou a internet para denunciar as irregularidades em sua escola e obteve melhoras, provando a importância do aluno fiscalizador.

            Se os professores derem o melhor de si, os alunos fiscalizarem maus professores e gestores das escolas e os pais de alunos inspirarem alunos desinteressados poderão assim, melhorar muito a situação atual da educação nacional, não ficando a educação totalmente passível das lentas provisões do governo.

Comentários do corretor


Seu texto foi bem escrito e fez considerações pertinentes à problemática do tema. No entanto, você poderia ter realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente