Caminho árduo - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 07/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Apesar de uma grande parte das crianças e jovens estarem matriculados em escolas e a taxa de analfabetismo diminuindo gradativamente, hoje o Brasil enfrenta um grande desafio: a melhoria da educação. O que o país pode fazer para melhorar este quadro? Quais medidas seriam, realmente, significativas?

Ter salas de aula repletas de alunos não é sinônimo de educação de qualidade, pois se fosse o Brasil possuiria. A maioria das crianças estão [está] matriculadas nas instituições de ensino público e uma parcela significativa dos jovens também, mas o país ainda carece de escolas para a demanda nacional. Portanto, alunos não faltam, o que falta, realmente, são professores qualificados, projetos educacionais e falta de incentivo dos discentes, de alguns docentes e principalmente do poder público, este último em detrimento dos grandes centros de ensinos particulares.

 Os índices educacionais mostra [mostram] que nós precisamos fazer muito para chegarmos ao objetivo e a [à] excelência desejava. Apesar de no IDBE o ensino fundamental ter conseguido alcançar a meta do governo em 2011, o ensino médio cada vez mais se distancia do esperado. De acordo com um estudo feito pela organização Todos Pela Educação apenas 10,3% dos alunos terminam o ensino médio sabendo o que deveria em matemática. Não obstante, melhoramos nossa colocação no PISA, mas estamos longe de chegar aos primeiros colocados.

Enfim, faz-se necessário não apenas amentar o PIB na educação, mas uma gestão que promova incentive, qualifique e selecione aos docentes; construa escolas adequadas ao aprendizado e equipá-las com tecnologia. E aos professores cabe a função de mostrar os conteúdos aos alunos, mas não da forma tradicional e sim de uma maneira dinâmica que faça com que o aluno tome desejo para aprender o que estão lhe  passando de informação. Só assim, um dia poderemos equiparar nossa qualidade de ensino aos de países desenvolvidos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. Mas extrapole o óbvio para levar seu texto à excelência. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente