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Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 06/04/2013

Status:

Corrigida
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Durante a Idade Média [,] educação foi prerrogativa exclusiva do clero.​Séculos após e com o direito estendido a todas as classes,esta se encontra desvalorizada.O desinteresse,investimentos públicos insuficientes e a desmotivação dos profissionais,são [profissionais são] alguns dos fatores limitantes e que impedem que o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) brasileiro,que tem como um dos critérios a qualidade de ensino,atinja o padrão de país desenvolvido.   

O acesso à tecnologia tem distanciado crianças e adolescentes do anseio por aprendizado. A fácil obtenção de dados e informações através de “sites” de busca,além do entretenimento dos aparelhos eletrônicos,torna o aluno menos participativo e alheio à discussões em sala.Faz-se necessária,então,uma maior dinâmica através da modernização do método de ensino,com o objetivo de atrair a atenção dos jovens e de estreitar o vínculo aluno-professor.

 A Constituição exige que crianças acima dos seis anos estejam matriculadas em instituições de ensino.Entretanto,apenas a frequência escolar não é suficiente. Os índices de analfabetismo vêm caindo,mas o número dos chamados analfabetos funcionais -que apesar de lerem e escreverem não têm algumas habilidades necessárias para viabilizar o crescimento profissional- ainda é alarmante.Neste contexto,se faz necessário que,desde a educação básica,sejam desenvolvidas formas de ensinar o aluno a pensar,afim de que formem opiniões destituídas da influência do senso comum e principalmente da mídia.

A baixa remuneração dos professores aliada ao desvio de verbas -a última por consequência não permite investimentos na estrutura física das escolas públicas,em situações geralmente precárias- desmotiva os profissionais a exercerem suas funções e influencia na realização de greves.A participação social apresenta-se imprescindível.Movimentos como o ocorrido em abril de 2013,no qual estudantes reivindicaram maiores investimentos e a destinação dos “royalties” à melhorias na educação,deve [devem] ser tomado [tomados] como exemplo,afim de que a formação de futuros médicos,políticos,professores e demais profissionais atinjam patamares mais elevados e como consequência,trabalhadores proporcionalmente competentes.

Comentários do corretor


Seu texto fez boas considerações em torno da problemática imposta pelo tema proposto. Procure extrapolar o recorte temático para levar seu texto à excelência e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente