Educação é a alma do negócio - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 06/04/2013

Status:

Corrigida
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  Em momentos de recessão, como o [os]  que vivem atualmente muitos países europeus, passa-se a questionar a solidez das bases econômicas das diferentes nações. Nesse contexto, a educação passa a ser considerada o setor principal no qual investir para garantia de desenvolvimento.

         O crescimento econômico de um país assemelha-se à ascensão social de qualquer cidadão, que depende de uma boa educação para garantir seu sucesso profissional. Porém, com a péssima qualidade do ensino brasileiro, esse sucesso constitui-se num [em um] desafio não tratado com a necessária urgência, dada a 53ª  posição do Brasil na avaliação educacional de 65 países feita pelo PISA.

         As greves de professores que acontecem em diversas partes do país, refletem [sem vírgula] a necessidade de uma melhor remuneração. Mas o baixo salário é apenas um dos problemas. A porcentagem do PIB destinada à educação é mal investida, pois, enquanto rumamos aos 10%, a Coreia do Sul, que apresenta um dos melhores sistemas educacionais do mundo, utiliza apenas cerca de 4%.

          Temos péssimas estruturas de ensino: escolas com má infra-estrutura [infraestrutura] e com pouca ou nenhuma tecnologia, como acesso à Internet; corpo docente muitas vezes mal formado e com péssimo desempenho; educação infantil que proporciona, em grande parte, uma base de analfabetismo funcional; e, mesmo, inacessibilidade à educação no interior do Brasil, que deixa muitos jovens à parte de qualquer desenvolvimento.

         Portanto, à [a] exemplo dos coreanos do sul, a educação deve ser considerada pela sociedade e governo brasileiros alta prioridade, desde o primeiro até o último ano de estudo. É necessário investir em melhores salários, tecnologias de ensino e bem-estar escolar, bem como exigir melhores profissionais de ensino e alunos na escola. Essa será a garantia de que uma boa educação seja um dever social [,] e não um privilégio de poucos.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, foi bem escrito e fez boas colocações. Porém, não extrapolou o recorte temático. Fuja do óbvio e realize um crítico e amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente