O positivismo da educação - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 06/04/2013

Status:

Corrigida
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O Brasil atravessa uma fase vista pela maioria como crítica no setor da educação. Porém, a expansão do ensino público teve início há 3 décadas atrás [há três décadas]. Antes disso, a situação era muito mais precária. Todavia, continuam os problemas nesse ramo de atividade. Quais os desafios do Brasil na luta por uma educação de excelência atualmente?
Entre 65 países nos quais foi avaliado a qualidade da educação, o Brasil ocupou o 53º lugar. Essa estatística é contraditória ao fato do Brasil ser a sexta maior potência mundial. Além disso, pesquisas afirmaram que o analfabetismo de pessoas entre 15 e 64 anos atingiu estrondosos 28% dessa população. Isto é, aproximadamente 1/3 da população nessa faixa etária se enquadra nessa situação de precariedade. Esses dados levam a uma conclusão um tanto quanto equivocada de que os responsáveis são os professores. Todavia, a falta de interesse e engajamento do corpo dicente também são voluntários dessa crise.

Segundo o Banco Mundial, para os próximos dez anos é preciso corrigir principalmente a eficiência do gasto e a qualidade do corpo docente. Existem muitos professores que não gostam de trabalhar, seja pelas situações desoladoras ou até pelo salário ridiculamente baixo. Contudo, há rumores de um investimento que passou de 5,5%  para 10% do PIB na educação. Mas isso não é o suficiente. É preciso controlar o uso desse capital para um desenvolvimento eficiente.

As desigualdades socioeconômicas entre os alunos é o principal marco da ineficácia do desenvolvimento estudantil. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, milhões de crianças estão fora da escola. Mas, mesmo com todos os problemas, o Brasil obteve melhorias relativas: maior acesso ao ensino fundamental; as cotas, que auxiliam o ingresso de alunos da rede pública nas universidades do governo; e o ENEM e o ENADE, que ajudam a avaliar o desempenho dos alunos no decorrer dos anos.

O Brasil atingiu uma ordem favorável ao progresso. O que falta é um investimento mais racional da verba visando atender os pontos de necessidade de aplicação de capital. Além disso, a informatização das escolas, que incentiva e desperta o interesse dos alunos que, geralmente, não têm acesso a esse tipo de informação.

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. Porém, não extrapolou o recorte temático e faltou uma abordagem ligada à valorização dos direitos humanos.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente