Educação, passaporte do indivíduo para o mundo - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 06/04/2013

Status:

Corrigida
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Infelizmente, a educação no Brasil é palco de muitos conflitos, como, desvio de verba de merenda escolar, falta de qualificação dos professores, baixo índice de aprendizagem que é monitorado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), precariedade no ambiente de ensino, por exemplo, falta de carteiras, computadores, etc; e entres outras questões que nos demonstram os desafios na atualidade que são encontrados.

Em Alagoas, dezesseis pessoas foram presas pela Polícia Federal, por desviar verbas da merenda escolar, para pagamento de dívidas pessoais (O Globo). Além de situações como esta, o aluno, geralmente, é fadado a cenas de precariedades no ambiente de ensino, como a falta de recursos didáticos, má iluminação e climatização, falta de material público de ensino, de laboratórios de computação entre outros agravantes como, a má qualificação do profissional da educação, e/ou até mesmo a falta de professores em sala de aulas.

 O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); São dados que revela à deficiência na Educação, e que torna o Brasil um país com baixo nível de desempenho escolar. E consequentemente, concentração de vestibulandos despreparados para entrar em uma faculdade requisitada.

Dados os fatos, fica evidente que enquanto não houver um melhoramento em vários setores da Educação, continuaremos com rendimentos insignificantes, onde [em que] baixo nível de escolarização persistirá na nossa sociedade. Portanto, é necessário um trabalho em conjunto pela Educação, o trabalho honesto dos governos, a capacitação e monitoramento dos professores e o reconhecimento da sociedade, que a Educação é passaporte do indivíduo para o mundo.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Mas é preciso melhor trabalhar a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente