É indiscutível que a educação seja de fundamental importância para o desenvolvimento social do ser humano. Porém, é um dos setores sociais que mais carece [carecem] de investimentos públicos, visto que se encontra com grandes desafios a serem superados. Na medida em que é papel da escola contribuir para formação de cidadãos de bem. A relação entre família e escola na maioria dos casos é conflituosa, no qual os pais colocam os professores como os principais responsáveis pela educação de seus filhos, papel esse que não lhes e cabível. Além disso, existem professores que exercem de forma negligente seu trabalho em sala de aula, onde os quais não cumprem devidamente sua carga horaria e na medida em que não sentem prazer em lecionar, porque talvez tenham tido o mesmo ensino escolar atual. E com isso, constantemente se vê em noticiários casos de desrespeito mutuo entre alunos e professores, no qual chega até ser caso de polícia, como exemplo de agressões sofridas por ambos, de brigas e consumo de drogas entre alunos. Essas questões influenciam diretamente no avanço e desenvolvimento do Brasil, na partir da economia, da cultura, da violência, e entre outros. E não é atoa que grandes países que hoje são potencias mundiais possuam excelentes índices educacionais, como Estados Unidos, China e Japão. De modo geral, ao invés de reclamar das precárias condições da saúde publica, do alto crescimento da criminalidade, do abandono das obras publicas e dos casos de corrupção. Dado isso, a sociedade deveria se conscientizar a pensar que todos esses problemas são decorrentes do mau sistema educacional que se encontra em nosso país. Diante desse panorama, é evidente que os principais problemas que a sociedade brasileira enfrenta atualmente são a péssima qualidade da Educação que é oferecida. A princípio, é dever do governo com os altos impostos pagos, investir na causa, por outro lado, o papel da família é importante, de modo que se crie um vinculo educacional com escola, colaborando então, para a formação de cidadãos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão. Além disso, estruture seu texto em parágrafos e desenvolva sua linha argumentativa.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |