O nosso governo, nosso querido e amado Brasil, diariamente tenta-nos mostrar que a educação está em constante progresso e que é necessário ter cautela, pois a situação está controlada. Mas todos nós sabemos que isso não é verídico. Ser professor é ser escravo, ser aluno é ser descompromissado. E não é de hoje que enfrentamos tal problema, mas é notável a constante piora na educação dos nossos "brasileirinhos", que são o futuro da nossa nação.
Não se pode olhar somente sob um ângulo as causas para os problemas educacionais, são diversos os aspectos que o caracterizam e fazem-nos enxergar com mais clareza a raiz do problema. A desvalorização do professor, por exemplo, traz consequências tanto para o aluno quanto para o professor, que se sente desmotivado para exercer sua profissão. A falta de estrutura, onde em alguns lugares do Brasil é tão precária que não há nem carteira para os alunos sentarem.
A consequência dessa "falta de educação" são pessoas que se formam e exercem determinada profissão com pouco conhecimento, deixando assim um vácuo na sociedade, prejudicando a tudo e a todos.
Portanto, é necessário que o governo invista mais na estrutura dos locais de ensino; melhore o salário dos professores (sendo que haja uma fiscalização maior sobre eles), e por fim torcer para que a nossa realidade mude, e tenhamos indivíduos mais interessados e compromissados.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma abordagem que não ultrapasso o âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |