A grande tarefa: formar e transmitir conhecimento - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 05/04/2013

Status:

Corrigida
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O número de alunos nas Escolas públicas e privadas de nosso país vem crescendo constantemente e, um dos motivos para tal caso, é [sem vírgulas] a busca de conhecimento a fim de construir boa formação e, sem dúvidas, ultrapassar as portas do competido Vestibular. Com isso, a participação dos professores é essencial, mas estes ainda necessitam de melhor preparação profissional e psicológica para lhe dar com o grande número de alunos, podendo, assim, oferecer educação de qualidade.

Não é de hoje que a população opta pela escola para a melhor obtenção do conhecimento. O fato de ter acesso às pessoas que podem esclarecer dúvidas acerca de diversos assuntos faz com que muitos busquem esse ambiente para uma melhor preparação, seja ela profissional, social ou intelectual.  Assim, torna-se nítido a importância do ambiente escolar e a boa formação dos professores, já que este proporciona a transmissão do conhecimento e aquele para a melhor socialização das pessoas.

No entanto, o Brasil vem enfrentado grandes desafios para alcançar essa transmissão, dentre eles a preparação profissional e psicológica dos professores. Muitos docentes encontram dificuldades para lhe dar com tamanha massa de alunos, seja porque uns bagunçam, seja por timidez ou até mesmo pela dificuldade para discutir algumas disciplinas, tais como: História, Matemática etc. Com base nisso, diversas pessoas acabam sendo prejudicadas. Como exemplo, temos o baixo desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principalmente dos jovens de escolas públicas que espelham tal realidade.

Diante dos fatos supramencionados, são necessários melhores investimentos por parte do Governo, oferecendo cursos de especialização para os professores, mantendo-os hábeis para atuar no ambiente de transmissão do conhecimento, a escola.  Outro ponto a destacar é a preparação psicológica dos mesmos, oferecendo benefícios como a “Cartilha do Professor” para acesso aos psicólogos, podendo, por meio destes, averiguar meios de como tratar os alunos com menor participação no ambiente escolar. São ações como essas que podem combater os desafios enfrentados por nossa nação, amenizando-as e beneficiando não só os professores como também os alunos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto, mas não desenvolveu uma linha argumentativa que fosse além do óbvio. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente