EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS PERTINENTES - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 05/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil está reformulando a educação pública e privada. Os problemas que estão atingindo a educação são o uso de paradigmas do passado e a incompetência da parte de docentes e pais de explicarem a importância da escola. Os estudantes não acreditam que o diploma nesta sociedade contemporânea seja a garantia de um emprego e de um bom sucesso financeiro.

 O sistema atual foi criado dentro das necessidades de uma era do iluminismo [Iluminismo] e nas dificuldades econômicas da Revolução industrial. Era possível ter educação dos jesuítas, mas na época não havia um apoio geral de que valia a pena educar a sociedade. Existia um paradigma de que certas pessoas não poderiam entrar no grupo de pessoas educadas. Havia a idéia de uma “aptidão acadêmica”, de modo que uma divisão de pessoas inteligentes e não astutas separava o futuro de membros da sociedade. Este modelo causou caos na sociedade em geral, ao excluir a grande maioria (apesar de beneficiar alguns).

O principal problema que está tomando conta dos estudantes nesta sociedade moderna é o déficit de atenção. Entretanto, não existe uma epidemia de déficit de atenção, mas sim uma má comunicação. Os estudantes são vitimas de um excesso de informações com vídeo games, iphones. tablets... e são penalizadas por ficarem distraídas ao não conseguir prestar atenção em coisas chatas que são ensinadas nas escolas. Ainda por cima, medicamentos são dados para sedar os alunos que aparentam ser incapazes de prestar atenção na aula. As drogas prescritas para o déficit de atenção e agitação acabam deixando os alunos lentos, enquanto deveriam as acordar.

Contudo, se educa [educa-se] os alunos coevos no formato que lembra uma fábrica. Tal fato leva a seguinte reflexão: por que ter a presunção de que é importante colocar os estudantes juntos de acordo com o ano de seu nascimento? Se tivermos interesse em um verdadeiro aprendizado, não existe necessidade de ficar rotulando em sistemas de produção industrial. Não se deve doutrinar o estudante que existe uma única resposta que está no final do livro e que não se pode olhar, mas precisa levar a tais a desenvolver o pensamento divergente.

Portanto [,] todos os envolvidos na área da educação devem promover motivação para os alunos. Vivemos no século XXI, é essencial usar os meios tecnológicos disponíveis para obter uma melhora na forma de ensinar. O governo deve investir na facilidade de acesso de tecnologias para os aprendizes e na qualificação de professores. Resolvendo os problemas hodiernos no que se refere à educação, portas de oportunidades serão abertas para todos.

Comentários do corretor


Seu texto fez boas considerações sobre a problemática imposta pela questão. No entanto, extrapole o recorte temático e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente