Atualmente [,] o Brasil se encontra em uma péssima qualidade de ensino nas redes publicas [públicas], pois a verba destinada para atender as necessidades do aluno e do professor está sendo desviada por políticos corruptos para fins próprios. Um país que tem tudo para ser desenvolvido encontra-se nas mãos de uma minoria que usufrui o bem, que por direito é destinado á população que necessita de qualificação para enfrentar o mercado de trabalho e assim ter uma melhor condição de vida.
Deparamo-nos com uma situação revoltante nas redes de ensino público. [público,] alunos sem merenda escolar, greves e mais greves por falta de pagamento dos professores, salas de aula em péssimas condições, chegamos até a nos deparar com alunos sem um teto para poder estudar. Que descaso é esse? A charge nos mostra que essas situações levaram ao total desinteresse do aluno e do professor em estar na escola, pois não há uma educação de qualidade, a vida dentro e fora da escola são duas realidades diferentes, mas que leva ao mesmo desinteresse no aluno.
A maioria da nossa futura geração está indo para a escola por uma questão de “obrigação”, pois se faltar a escola não recebera o dinheiro do bolsa – família responsável pelo seu sustendo e o de sua família, os professores vão a escola por causa do salario ao final do mês, e as vezes nem o salario as autoridades pagam fazendo com que gere greves e mais greves sem que haja aula, e em consequência disso o nível de qualificação dos alunos não progride mas sim regride.
Chegamos á [a] um ponto em que as escolas particulares têm mais prestigio que as escolas publicas, sendo que na maioria dos países desenvolvidos como os Estados Unidos, França e Inglaterra tem uma educação publica de qualidade e as escolas particulares e vista como escolas para quem tem dificuldades maiores de aprendizado.
A corrupção é o principal fator para o descaso na educação brasileira, se nós como eleitores pudéssemos ter mais consciência dos governantes que colocamos no poder e se esses governantes tivessem mais consciência de que eles só chegaram ao poder por causa de nós, eleitores, o quadro educacional do nosso país iria alavancar.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a questão. No entanto, fuja do senso comum e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |