Desvalorização do ensino no Brasil - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 04/04/2013

Status:

Corrigida
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A má educação no Brasil, em especial nas escolas públicas [,] está a cada ano acarretando problemas na sociedade gerando uma série de conflitos entre indivíduos. Professores e gestores estão em busca de mudar essa realidade, porém, sozinhos o processo será ainda mais lento.

As escolas públicas atuais estão sendo desvalorizadas, juntamente com os [aos] professores. O que se ver hoje é, prefissionais [vê hoje é profissionais] desqualificados, insatisfeitos, jornada de trablho alta e uma remunaração baixa, sem contar com as estruturas dos prédios, deixando a desejar a qualidade do ensino. Alguns professores cumprem serviços ao qual não lhe é destinados. É bom lembrar que com mais trabalhos, ficam com a saúde vulnerável. Sem esqueçer que muito deles são ameaçados pelos próprios alunos. Os desafios aumentam a cada pesquisa ao qual se podem observar pessoas dando aula sem nenhuma especialização e pouco se importando para os alunos, alguns chegam a dizer “Eu não me preocupo se vocês (alunos) não se interessam, o que importa é que de uma forma ou de outra, irei receber meu salário no final do mês.”, uma pessoa que chega a esse ponto está muito atrazada, desvalorizando o futuro dos alunos.

São muitas as soluções para resolver essa problemática, basta apenas ter quem se preocupa com a sociedade e que busca sempre uma boa qualidade de vida. As escolas deveriam ter uma disciplina mais rigorosa, implantar um sistema de organização envolvendo todos que fazem parte da instituição, cobrar dos alunos as responsabilidades e a presença em todos os programas relacionados à escola. Governantes têm que fazer uma forte fiscalização, para saber qual o andamento das aulas e conheçer a forma de aprendizagem. Os pais também têm que se envolver, pois é muito importante para o desenvolvimento dos filhos.

É visível que seja uma situação bastante lenta a ser resolvida, porém, possível de ser revertida, basta apenas ser compreendida e ser levada a sério. Atitudes como, contratar [como contratar] professores especializados para cada área de ensino, conscientizar os alunos a respeitar as pessoas, planejar aulas externas e conservar o meio onde vivem, são boas e plausíveis formas, para gerar um avanço na educação brasileira.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, é preciso extrapolar o senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize exemplificações concretas que comprovem sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente