Desde a década de 70 [,] quando a educação pública do Brasil começou a ser popularizada e comparada a nível mundial, tinham-se baixos índices. O déficit de investimento por meio do Estado em estruturação da escola e incentivo para diretores e professores afeta diretamente os estudantes brasileiros, que deveriam ser os maiores beneficiados.
É evidente que verbas destinadas às escolas são necessárias, à compra de materiais, elaboração de salas de estudo, laboratórios e bibliotecas, pois são meios de atrair o interesse dos aluno. Assim, educadores podem ter um local de trabalho apropriado para transmitir, de maneira diferenciada e ao mesmo tempo educativa, todas as disciplinas.
Além disso, é de suma importância a relação entre diretores, coordenadores e professores com alunos, respeito e diálogos nas aulas não podem ficar ausentes. Com isso, a valorização dos profissionais poderia aumentar, comunicando também os próprios estudantes às [as] paralizações decorrentes no ano, proclamando por atenção.
Em análise, seria essencial a contribuição dos entes governamentais para alcançar a qualidade das instituições educacionais existentes, anteriormente a construções de novas escolas, já que o contrário acaba sendo o prometido em campanhas eleitorais, tornando as escolas medianas com baixos atributos. E, uma combrança [Além disso, uma cobrança] significativa aos alunos poderia ser efetuada através de testes de aprendizado de acordo com o ano escolar, logo, forçaria-os à busca de mais conhecimento. Sendo comparados e preparados às grandes universidades brasileiras e seus vestibulares.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez boas considerações. No entanto, é preciso melhor trabalhar a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |