Educação Nacional: desenvolvimento e ciência - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 04/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, percebemos a preocupação do governo federal para com a educação nacional. Estão sendo realizados investimentos, a esperarmos um padrão qualitativo de infraestrutura e especialização do corpo decente [docente] de uma escola. Porém [,]  há desafios a serem enfrentados e estes estão diretamente relacionados,com a  [relacionados com a] questão social e maior atenção voltada para as escolas públicas, ou seja, uma educação adequada pode diminuir índices de furtos, abusos sexuais, uso de entorpecentes e álcool na adolescência, fazendo com que haja respeito, tornando um país mais evoluído.

Percebemos um grande volume de jovens que se matriculam em escolas estaduais ou municipais, muitas delas não suportam todos os interessados, fazendo que estes fiquem excedentes e esperem por uma vaga. Porém, quantidade não é sinônimo de qualidade.

No Brasil, há muitos professores que trabalham no período integral e [,] ao chegarem em casa, tem [têm] que preparar aula e corrigir em média de 100 provas [corrigir, em média, 100 provas], sendo que apenas 20% delas correspondem a uma média maior do que 6, na área de exatas. Também há educadores que faltam no dia ou atrasam ao chegar nas aulas, fazendo com que o aluno perca horas/aula [horas-aula]. A culpa é do professor? Talvez. Porém  [,] o salário irrisório chega  a influenciar na qualidade da aula ofertada, fazendo com que as matérias que exigem maior dedicação, exemplos e exercícios não sejam tão bem aplicadas. Pois [aplicadas, pois] a maioria dos alunos não respeitam [respeita] disciplinas das quais não possuem um bom domínio.

As cotas são bons incentivos para voltar um jovem para continuar seus estudos e se tornar um profissional, mas só elas, não bastam [elas não bastam]. Precisamos de uma reforma na rede básica, Ensino Fundamental 1 e 2, para que o Ensino Médio e Superior (dos futuros ingressantes) sejam mais rendoso [mais rentáveis]. Fazendo com que adquiram o conhecimento cientifico.

Portanto, basta  uma análise cautelosa, de como esse dinheiro será investido, para que todos possam desfrutar, de [desfrutar de] melhores condições de estudo, não basta apenas uma economia expressiva. Com isso [,] melhoraremos nossos níveis e índices, poderemos produzir nossa própria tecnologia e contratar mão de obra nacional, pois estes serão pessoas qualificadas. E quem sabe no futuro sermos reconhecidos, por [sem vírgula] uma superação abundante de qualidade junto de quantidade da população com nível superior ou técnico.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações. No entanto, a fim de enriquecer sua produção e melhor explorar o tema proposto, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente