Que país é esse? - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 04/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação brasileira encontra-se em estado precário por pouco investimento do governo, pelo estado em que se encontram as escolas públicas e a desvalorização profissional dos professores. Segundo dados da Unesco o Brasil ocupa a 88ª posição no índice de desenvolvimento educacional, estado bastante alarmante.
    O governo tem investido em programas de incentivo aos jovens a continuarem em sala de aula, tais como: bolsa escola que tem feito grande diferença na vida de muitos jovens, mas ainda há muito a ser feito, pois as escolas públicas encontram-se em estado crítico tanto na sua estrutura defasada com falta de banheiros adequados, carteiras quebradas, materiais insuficiente, quanto no ensino deficiente, do qual os estudantes chegam ao ensino médio sem saber ler e escrever corretamente.
    A desvalorização profissional também é um fator desestimulante, pelo fato de o governo não oferecer um salário favorável, nem capacitações de qualidade, ambiente de trabalho inseguro que o proteja de violência sofrida em tal ambiente e também por causa da sociedade que não contribui com a melhoria do ensino por não acompanhar seus filhos na caminhada escolar e sempre jogando a culpa de o aprendizado insuficiente no professor que é a maior vítima de todos esses problemas.
    Desse modo  [,] deve-se haver a conscientização dos cidadãos do papel educacional para com os seus filhos, mais respeito e valorização profissional e investimentos maciços desde a educação básica ao nível superior, pois para que o país possa se desenvolver é necessário educação de qualidade.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e argumentos para comprovar sua tese e melhor explorar o tema proposto.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente