O Paradoxo da Educação Brasileira - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 03/04/2013

Status:

Corrigida
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Um grande paradigma da sociedade é considerar a educação como sendo um dos degraus para a escada do desenvolvimento. Assim sendo, investimentos calorosos são direcionados para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) na educação, no caso do Brasil que se encontra abaixo da média, mas, serão apenas demonstrações numéricas, que não acrescentará muito na qualidade do ensino.

A questão da educação no Brasil não está unicamente ligada a um fato, mas em uma cadeia de aspectos, sendo eles: Sociais, políticos, culturais e dentre outros, o que não adiantará focar somente para um alvo, mas para um conjunto do todo, em que neles estão integrados milhares de crianças fora da escola ou analfabetos funcionais, docentes desqualificados e os poucos qualificados com um salário baixo e o Estado apenas ampliando os investimentos e não sabendo direcioná-los e acompanhar a sua utilização.

A pouca participação, o comodismo exacerbado por parte da população colabora também para a letargia no processo de evolução para um ensino de qualidade, resultando em grandes consequências, como o mau desenvolvimento pessoal e profissional e até mesmo fazendo com que o individuo opte pela criminalidade. Vale salientar que no decorrer do tempo, houve melhorias e estabelecimentos de metas com exames nacionais que medem o desempenho dos alunos.

O maior problema no Brasil não é a falta de dinheiro, mas a maneira ineficaz como esses recursos são empregados, enquanto isso ficamos com um baixo desempenho no IDEB. Ainda temos um longo caminho para atingirmos o nível dos países desenvolvidos, mas desde os alunos com um interesse maior para o estudo e os outros personagens que participam deste cenário, até o governo sabendo empregar de uma forma coerente, haverá uma melhora notória.

Comentários do corretor


Seu texto retratou o bem o tema proposto, no entanto não houve extrapolação do recorte temático. Amplie suas ideias e procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente