O país do futuro - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 03/04/2013

Status:

Corrigida
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 Embora diga-se por aí que a educação no Brasil não seja satisfatória, podemos espantar o pessimismo do futuro, e [sem vírgula]substituí-lo por novas perspectivas de progresso e uma melhor na qualidade no ensino brasileiro. Dizemos que uma nação que cresce é aquela que investe em educação, podemos dizer, então, que estamos no caminho certo?

     Apesar de um governo que vem incentivando a alfabetização com programas para adultos, como o EJA (Educação de Jovens e Adolescentes), visando atingir pessoas que não tiveram acessos à escola. Nas escolas do estado de São Paulo, o projeto é colocar duas professoras nas salas de aula com alunos em alfabetização, para que todos os alunos tenham um bom aprendizado. Ainda não é o suficiente.

     As estruturas das nossas escolas, talvez [escolas talvez~não permitam um bom ambiente para aprendermos de forma adequada. Tomemos, como exemplo, a estudante Isadora Faber, que criou uma páginas [página] em uma rede social denunciando as condições precárias da escola onde estuda, só assim, conseguindo [só assim conseguindo]melhorias para sua escola. Um exemplo, mas infelizmente lamentável essa situação. Estamos gritando por socorro por algo que é direito nosso, que algo seja feito em nossas escolas sucateadas pelo descaso.

     Onde estamos errando? Estamos [Estamos em] um país com expectativas de grande crescimento no cenário econômico mundial, [sem vírgula] e uma educação com um péssimo desempenho em pesquisas. Esse país vai mesmo superar as expectativas de todo o planeta, e driblar [planeta e driblar] esse problema da então base de uma nação próspera?

      Podemos concluir que sim, existem projetos educacionais para essa tão sonhada prosperidade esperada por todos nós, porém, ainda não são satisfatórios. Devemos pressionar nossas autoridades a maiores investimentos, pois, são possíveis. Se isso só é possível gritando por socorro, que outras estudantes [,] como Isadora, denunciem até que nossos governantes não tratem mais nossa educação como gastos, mas como investimentos.

 

Comentários do corretor


Comentário: Seu texto abordou o tema e fez boas considerações, o que faltou foi um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e contribuir para a validação da sua tese.m


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente