É PUNINDO O MENOR QUE SE EDUCA O MAIOR - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 22/02/2013

Status:

Corrigida
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Um dos motivos que tem preocupado bastante a sociedade atual é a maneira de como por(impor) limites na criminalidade(uso da vírgula) qual a idade certa em que um indivíduo poderá responder pelos seus atos? Será que reduzindo a maioridade penal acaba por completo com esse grave problema?

     A verdade é que não acaba,(ponto final) (uso de letra maiúscula)mas, diminuem bastante, logo, providências precisam ser tomadas urgentemente, pois, a cada minuto em que se passa a criminalidade aumenta e a tendência é se expandir cada vez mais, hoje está sendo preciso punir jovens menores que dezoito anos muitos dos crimes que está acontecendo são pelas mãos destes  que se sentem “Protegidos”(uso de letra minúscula) pela justiça.

      Entretanto, sabemos que a maioria dos menores que praticam crimes estão convictos de que se for(forem) pego(pegos), logo, sairá(saíram) do seu castigo(impunes) (ponto final)a(letra maiúscula) melhor prova foi a reportagem no JPB da  morte do adolescente ( Eric Wesley  Cardoso da silva, de quatorze anos)  que foi atingido por um golpe de estilete na escola em que estudava(uso da vírgula) por um jovem de quinze anos na cidade de (Picuí, PB) o agressor foi encaminhado pra o lar do garoto onde cumprirá  apenas três anos de sua pena .

     Toda via(Todavia), está na cara que o grande erro do Brasil não é só na idade em que se puni, mas, na maneira em que está sendo aplicada essa punição, porém, um criminoso ao entrar no presidio|(presídio) mal paga seu erro e logo é solto, seja por menor idade, pagamento de fiança,(ou por) apresentar bom comportamento. A partir destas atitudes podemos perceber que nada está sendo feito de concreto para diminuir este mal que tanto afligem(aflinge) a sociedade.

     Afinal, o Brasil só irá melhorar quando os governantes tomarem atitudes e estabelecer leis que não diminua o castigo do culpado (a) começando em corrigir os menores de quinze anos que já sabem muito bem o que é certo ou errado, todavia, procurar ocupar a mente dos presidiários  investindo na educação social e espiritual até que se cumpra a pena aplicada, assim o país terá mais gente(cidadãos) humildes, temerosos e principalmente arrependidos(ponto final),portanto(letra maiúscula), nunca será um erro diminuir a maioridade penal e sim  uma grande ajuda para diminuir a  violência, pois, é punindo o menor que se educa o maior.

 

Comentários do corretor


Sua argumentação é muito boa e convincente. Porém,você poderia ter sido mais crítico/irônico acerca do seu ponto de vista. Sendo assim,atente-se aos erros de concordância,acentuação e pontuação.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente