Esperança Juvenil - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 21/02/2013

Status:

Corrigida
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As manchetes dos jornais amedrontam quando anunciam diariamente a realidade do nosso país. A violência ainda, e cada vez mais(maior), (que) se faz constante na sociedade brasileira e junto com ela a tentativa da punição dos que a praticam. Diante disso, é alarmante perceber que frequentemente esses infratores não podem ser punidos, ou seja, que são menos de idade.

Entretanto, a lei alimenta um equivoco(equívoco), já que mesmo jovens eles(eles mesmos) sabem o que fazem, bem como que suas ações não possuem grandes consequências. Dessa forma, são estimulados indiretamente desde cedo a desafiar a justiça brasileira.

Além disso, há muitas situações através das quais bandidos com maioridade utilizam de menores para realizar seus crimes.

Consequentemente, enquanto não houver punição a violência permanecerá ganhando mais força diante das limitações da segurança social. Mas, isso não significa agir radicalmente, é preciso planejar de maneira estratégica o destino desses pequenos infratores. Retirá-los do crime das ruas para colocá-los em um presídio com contato direto com criminosos experientes talvez só piorasse ainda mais a situação.

O ideal seriam locais exclusivos dos menores, onde muito alem de apenas confinados, eles teriam acesso à educação e a atividades de cidadania, na tentativa de aproveitar o tempo penal para fazer surgir a honestidade e um novo estilo de vida. Esse é o verdadeiro objetivo das penitenciarias, a diferença está que nesse caso se lida com mentes ainda em formação tornando mais fácil a concretização desse projeto.

Tudo isso porque a juventude, por mais precária que seja, representa o futuro de um país e enquanto há recursos para garantir a formação digna desse grupo social, ainda há um vestígio de esperança.

Comentários do corretor


Você souber propor ótimas soluções. Soube argumentar muito bem e deixou suas ideias muito claras para o leitor. Tente ser um pouco mais crítico/irônico para o total convencimento do leitor acerca de seu ponto de vista.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente