Redução da maioridade penal: Uma questão de segurança e desenvolvimento. - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 21/02/2013

Status:

Corrigida
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    A cada dia que (se) passa vemos histórias de jovens agindo como adultos. Alguns roubam, bebem, violentam, trabalham ajudando sua família, moram sós(sozinhos) wm(em) outros países e(ou) cidades, entre inúmeras outras coisas que não eram tão comuns sem a presença de um responsável. Autoridades têm estudado sobre o assunto, será que é viável atribuir a maioridade penal ao adolescente de dezesseis anos?

    Não é de hoje que alguns jovens têm imaginado uma carreira próspera, família e semelhantes. Uns(Alguns) já tentam levar uma vida mais independente de seus pais, desde morar longe dos mesmos e trabalhar informalmente até beber e roubar, e, nessas últimas situações, que muitas vezes fogem do controle dos responsáveis, ficam impunes sob proteção da lei.(Trabalhe melhor as ideias deste parágrafos)

    Muitos já sabem seguir com suas vidas positivamente, contribuindo, assim, com os desenvolvimentos econômicos e culturais do Brasil. Nos piores dos casos, quando o adolescente rouba e violenta, por exemplo, a punição adequada se trata de uma questão de segurança para a sociedade. Esses pequenos infratores acabam sendo mais perigosos que alguns presidiários mais velhos pelo fato da lei não penalizá-los corretamente conforme o crime cometido, deixando a população cada vez mais alarmada.

    Dá-los a maioridade completa, com todos os direitos civis (como casar, dirigir e viajar para o exterior), é evoluir e mostrá-los como o mundo real funciona na prática, já que a teoria eles já sabem, até porque eles têm noção do que devem ou não fazer. Os tempos mudam o tempo todo, por isso é necessário que as leis nacionais se adaptem às mudanças da sociedade, e essa seria uma ótima forma de começar.

Comentários do corretor


Seje mais persuasiva em sua argumentação. Suas ideias ainda são superficiais e não convencem o leitor do seu ponto de vista. Defenda melhor sua tese.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente